UPA 24 HORAS DO BAIRRO MONTE CRISTO COMPLETA UM MÊS COM MAIS DE 5 MIL ATENDIMENTOS

A UPA – Unidade de Pronto Atendimento 24 horas do bairro Monte Cristo, um mês de serviços prestados para toda população de Itabuna e região. A unidade hospitalar possui média diária de 200 atendimentos e já ultrapassou a marca de 5.100 acolhimentos.

Todos os dias, a população dispõe de 4 médicos, sendo 3 clínicos e um pediatra, além de enfermeiros e técnicos que dão todo suporte a equipe. Além disso, na UPA são realizados importantes procedimentos como exames laboratoriais, raio “x” e eletrocardiograma.

Funcionando com a eficiência de um hospital, a UPA tem o poder de atuar, sobretudo, com os atendimentos de urgência e emergência. Ela funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, tendo como principais clientes pessoas acometidas por crises agudas de hipertensão, febres altas, casos de fraturas, cortes, infartos e derrames, tendo a capacidade de atender a 90% da clientela sem a necessidade de encaminhamento para a rede hospitalar. Além do acolhimento voltado ao bem-estar dos pacientes, a Unidade possui ainda ligação direta com o SAMU.

Outro fato muito importante é que a UPA do Monte Cristo integra juntamente com o SAMU e hospitais Calixto Midlej Filho e Luís Eduardo Magalhães, o programa LATIM (Rede Latino-americana de Telemedicina para Infarto) que tem o objetivo de zerar definitivamente a ocorrência de mortes causadas por infarto do miocárdio. A UPA do bairro Monte Cristo deu a largada no uso do sistema LATIM. Uma paciente de 84 anos deu entrada com dores fortes no peito e foi a primeira pessoa em Itabuna a ser submetida ao exame rápido. Cerca de dez minutos após a realização dos exames, o SAMU foi acionado para que a paciente fosse encaminhada para o Hospital Calixto Midlej Filho, para ser submetida a uma cirurgia de urgência. Lá, uma equipe médica já a aguardava para a realização do procedimento, que foi executado com sucesso. o atendimento foi feito no dia 7 de abril, apenas 2 dias após o lançamento do programa.

A unidade hospitalar é gerenciada pelo Instituto Bom Jesus: Educação, Saúde e Cidadania, entidade com vasta experiência no gerenciamento e administração de hospitais, UPAs, postos de saúde e se destaca por realizar e apoiar ações sociais voltadas ao público.
Além de beneficiar diretamente os moradores dos bairros Monte Cristo, Califórnia, Nova Califórnia, Antique, São Roque, Fátima, Parque Verde e Parque Boa Vista, a UPA tornou-se um dos principais pontos de urgência e emergência para a população de várias partes do município. Esse foi caso da paciente Gabrielly da Silva, moradora do bairro Vila Zara, que precisou recorrer a UPA após sentir fortes dores no corpo e cabeça. Ela contou que foi muito bem recepcionada na unidade. Segundo a paciente, logo após a triagem, foi encaminhada para atendimento médico, fez exames e medicada. Gabrielly disse ter ficado surpresa com a qualidade do atendimento e organização do local.

A UPA do Bairro Monte Cristo fica localizada na rua “O”, s/n. Para o atendimento é necessário a apresentação do cartão do SUS e documento de identidade.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *