UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DE ITABUNA TERÃO CONSELHOS LOCAIS

Durante encontro, no auditório do Núcleo Regional de Saúde Sul-Itabuna (antiga 7ª DIRES), o Conselho Municipal de Saúde (CMS) inicia a discussão para a reativação dos Conselhos Locais de Saúde (CLS), desativados há 14 anos, em cada uma das 33 unidades básicas de saúde. A reunião terá a participação de representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Núcleo da Educação do município e representantes das instituições de ensino superior Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e das faculdades Unime e FTC.

Reforma da Unidade de Saúde Möise Hage no bairro Lomanto Júnior está sendo finalizada - Foto Gabriel de Oliveira 1
Reforma da Unidade de Saúde Möise Hage no bairro Lomanto Júnior está sendo finalizada

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Josivaldo de Jesus Gonçalves, na reunião será proposto às instituições de ensino superior sua inclusão no gerenciamento dos quatro módulos da saúde existentes. "Vamos propor que cada instituição de ensino gerencie a implantação das CLS em cada um dos módulos, já que estão inseridas diretamente nas unidades, com as equipes de estagiários", explicou.

Segundo explicou os Conselhos Locais de Saúde são instâncias colegiadas de caráter permanente, deliberativo, consultivo e fiscalizador das ações e serviços na área de abrangência da unidade básica de Saúde. "Com sua implantação amplia-se a transparência na gestão municipal de saúde". Cada um dos Conselhos terá a representação de usuários, trabalhador em saúde e gestor da unidade aptos a fiscalizar e avaliar as atividades das unidades e a qualidade dos serviços prestados à população; participar da elaboração e aprovar o Planejamento Local de Saúde e da organização da Conferência Local de Saúde e da pré-Conferência Municipal de Saúde", concluiu.

______________________

Prefeitura de Itabuna

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *