UNIDADE DO SINEBAHIA LEVOU MAIS DE MIL PESSOAS AO EMPREGO EM ITABUNA

Desde que foi inaugurada, no dia 28 de julho, a Unidade Modelo do Serviço de Intermediação para o Trabalho (SineBahia) de Itabuna já encaminhou 1.005 pessoas para o mercado de trabalho, das quais 350 foram contratadas pelas empresas. Visando melhorar a absorção da mão de obra local, a unidade conta com quatro cursos e capacidade para mais de 500 atendimentos diários.

Unidade Modelo do SineBahia em Itabuna facilita treinamento e colocação no mercado de trabalho - Foto Gabriel de Oliveira 4
Unidade Modelo do SineBahia em Itabuna facilita treinamento e colocação no mercado de trabalho

De acordo com a coordenadora da unidade do SineBahia, Kerollayny Behrmann Santos, a cada dia tem aumentado o número de pessoas que procuram as vagas oferecidas, mas nem sempre o candidato tem o perfil ideal. "Para resolver esse impasse, aumentamos o número de vagas nos cursos de capacitação, de um para quatro", explica Kerollayny.

A unidade foi inaugurada somente com o curso de técnica de vendas. "Mas implantamos novos cursos: qualidade no atendimento, para falar em público e orientações para o trabalho. Percebemos que, quando o contratante solicita um profissional mais qualificado, temos certa dificuldade de encontrá-lo. É exatamente isso que estamos buscando resolver", diz a coordenadora.

Kerollayny ressalta que é necessária a qualificação do profissional. "Estamos buscando ampliar a parceria com as empresas de Itabuna e a expectativa é que nos próximos anos tenhamos uma quantidade maior de pessoas com qualificação, aumentando ainda mais a contratação de mão de obra", destaca.

SERVIÇOS

A Unidade Modelo do SineBahia oferece 60 vagas de qualificação profissional por semana, com entrega de certificado que comprova que a pessoa foi treinada e está apta para a vaga oferecida pelo contratante. A coordenadora do pede que as pessoas que estão desempregadas recorram mais aos serviços da unidade porque as inscrições e cursos são inteiramente gratuitos.

O candidato pode fazer mais de um curso de qualificação. "Oferecemos todo o apoio para facilitar tanto o acesso ao primeiro emprego como o retorno da pessoa que, por algum motivo, está fora do mercado de trabalho e esteja encontrando dificuldade nas áreas em que já atuou. A nossa função aqui é abrir portas para que as pessoas voltem a contar com uma fonte de renda", assinala.

O candidato a uma vaga de trabalho pode participar não só dos cursos de qualificação profissional, mas também das oficinas oferecidas de segunda a sexta-feira. Durante as oficinas são ministradas aulas rápidas, mas voltadas para a orientação para o trabalho, com informação de como a pessoa deve se comportar no ambiente de trabalho, preencher um curriculum e saber o que falar em uma entrevista de emprego.

PATRA

O SineBahia também conta com o Programa de Apoio ao Trabalhador Autônomo (PATRA), que é voltado para qualificação e intermediação de profissionais como serviços gerais, lavanderia, pintor, pintor, pedreiro, encanador, eletricista, carpinteiro, costureira, piscineiro, garçom, jardineiro, dentre outros serviços. Atualmente, a procura maior tendo sido para os profissionais da área de faxina. A Unidade Modelo do SineBahia está instalado na Avenida Inácio Tosta Filho, nº 413, com atendimento ao público das 8 às 14 horas. A unidade foi inaugurada em uma parceria da Prefeitura de Itabuna e Governo do Estado, com investimento de mais de R$ 500 mil do município.

_________________________

Prefeitura de Itabuna

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *