TUDO PRONTO PARA O “DIA D” DE VACINAÇÃO EM ITABUNA NESTE SÁBADO

Voluntários, pessoal e toda a estrutura da Secretaria Municipal de Saúde estão mobilizados para "Dia D" a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e multivacinação neste sábado, 15 de agosto, em Itabuna. A meta é vacinar 13 mil crianças entre seis meses e cinco anos de idade. Na tarde de hoje os 23 postos de vacinação começaram a receber os kits de vacinação que foram distribuídos pela Rede Frios.

Postos de vacinação  receberam  kits de vacinação da Rede Frios -Foto Gabriel de Oliveira
Postos de vacinação  receberam  kits de vacinação da Rede Frios

A coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde, Gracilene dos Santos Dias, orienta os pais ou responsáveis para que acompanhem a criança aos locais de vacinação, levando o cartão de vacinação, já que a campanha também oferecerá vacinas para a que ainda não tenha sido vacinada.

"Além da imunização contra a paralisia infantil (Poliomielite), serão oferecidas vacinas que compõem o calendário básico da criança, como as doses contra febre amarela, hepatite B, rotavírus humano e também a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. O objetivo é atualizar a caderneta de vacinas das crianças até cinco anos de idade", diz Gracilene.

Na zona rural a campanha começou muito antes. "Cerca de 70 crianças da zona rural de Mutuns já receberam a dose da vacina. Na zona rural temos um roteio diferenciado, pois sabemos das dificuldades dos pais em trazer o filho para vacinar. Então montamos postos volantes", explicou a coordenadora.

Na tarde desta sexta-feira a equipe do Posto de Vacinação instalado na Unidade de Saúde João Maria de Magalhães Neto recebeu o kit de vacinação. A partir das 8 horas de amanhã o trabalho será executado em toda a cidade até às 17 horas.

"A partir da segunda-feira, dia 17, e até o dia 31 de agosto, todas as vacinas oferecidas neste sábado continuarão à disposição da população na Unidade de Saúde do bairro, no horário normal de atendimento", informa Gracilene dos Santos.

CONTRAINDICAÇÕES

A vacina que oferece proteção contra a poliomielite é segura e eficaz não havendo contraindicações à vacinação. Apenas as crianças portadoras de infecções agudas, com febre acima de 38º C, com hipersensibilidade a algum componente da vacina ou que estejam em contato com pessoa imunodeprimida devem evitar a vacinação.

________________________

Prefeitura de Itabuna

Secretaria Municipal de Comunicação

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *