Sono fortalece a memória

Para você que se alegra em relembrar momentos únicos que marcaram sua vida e acontecimentos que gostaria que jamais saíssem de sua memória, aqui está uma ótima receita: uma boa noite de sono. Pesquisadores descobriram novas evidências de que o sono melhora a capacidade do cérebro de recordar informações.
As descobertas mostram que a memória de palavras aprendidas recentemente, melhora se houver um período de sono entre o aprendizado e o teste de conhecimento, e que o benefício é mais evidente quando a memória é desafiada por informações conflitantes. Se o sono facilita ou não a consolidação das lembranças é uma questão tão antiga quanto os primeiros estudos sobre a memória. Nos últimos anos, houve uma retomada do interesse no assunto. Há um razoável consenso entre os especialistas de que o sono ajuda a prender certos tipos de memória perceptual – por exemplo, digitar uma seqüência de números num teclado – ainda há debate sobre se o sono ajuda a chamada memória declarativa, baseada na parte do cérebro chamada de hipocampo.
A equipe de Harvard estudou a influência do sono na memória declarativa de adultos saudáveis. Comparados com os voluntários que não haviam dormido durante os testes, os que dormiram foram capazes de lembrar mais das palavras que haviam aprendido antes. A influência benéfica do sono, ficou ainda mais marcada, quando os participantes tinham de enfrentar “interferência” – informação sobre um par de palavras diferente – imediatamente antes do teste de conhecimentos.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *