SEMINÁRIO “TODOS JUNTOS PELA PREVENÇÃO” REÚNE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

Foi uma manhã de conhecimento e esclarecimentos necessários e eficazes para o combate e prevenção da diabetes. Foi assim que a agente comunitária de saúde Avani Farias, do bairro Jorge Amado, descreveu sua participação no Seminário "Todos Juntos Pela Prevenção", realizado com o apoio da Prefeitura de Itabuna pelo Hospital de Olhos Beira Rio, aonde prossegue até às 17 horas de hoje.

Médico Rafael Andrade coordenador do Novembro Azul - Foto  Pedro Augusto 3
Médico Rafael Andrade coordenador do Novembro Azul

O evento integra a programação da Campanha Novembro Azul que tem como principal objetivo aumentar a conscientização da população e dos agentes comunitários de saúde na luta pela melhoria da atenção e prevenção do diabetes.

Ao abordar os temas Entendo o Diabetes, Prevenção a Cegueira, Pé Diabético na Assistência Básica e a Prevenção ao Câncer de Próstata, o Seminário levou aos participantes informações que certamente irão facilitar a atuação dos agentes comunitários de saúde de acordo com Avani Farias.

"A Campanha Novembro Azul foi abraçada pela Prefeitura de Itabuna e já conquistou os agentes comunitários. Tenho certeza de que haverá um diferencial importantíssimo para controlar o crescimento do diabetes entre a população", afirmou. Para Avani, além de conscientizar, o Seminário capacita o agente para levar a informação correta e precisa às pessoas. "Na minha área do Jorge Amado, por exemplo, acompanho 10 pacientes diabéticos. Com o conhecimento adquirido vou melhorar o acompanhamento dando maior atenção e cuidado especial com o pé do diabético", disse.

O evento que foi aberto ao público no período da manhã. Na parte da tarde será destinado apenas às oficinas práticas com os enfermeiros da rede municipal de saúde. "Com certeza todo o conhecimento adquirido pelos nossos profissionais irá ampliar atuação e a prevenção do diabetes. O apoio e a parceria com certeza é fundamental para eficácia do nosso trabalho", diz a diretora da Média e Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde, Aline dos Anjos.

Como parte da campanha, abraçada pela Prefeitura, o Departamento de Iluminação Pública da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) instalou cerca de 130 lâmpadas azuis ao longo das avenidas Princesa Isabel, praças Olintho Leone e Octávio Mangabeira, Alameda da Juventude e pontes Lacerda (São Caetano), Miguel Calmon (Marabá), Góes Calmon (Conceição) e Calixto Midlej Filho (Vila Zara).

Durante todo o mês será desenvolvida uma programação, como por exemplo, a Blitz Azul, que vai visitar e premiar residências que estiverem iluminadas com a cor da campanha. E a Pedalada Azul que, além de mobilizar a comunidade, incentivará a prática de atividades físicas. Neste ano acontece no próximo dia 14 em Itabuna e Ilhéus, percorrendo as principais ruas e avenidas das duas maiores cidades do Sul da Bahia.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *