Seguem obras de contenção de encosta na Av. Juracy Magalhães

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Itabuna concluiu a primeira etapa das obras de contenção de encosta, esgotamento sanitário e drenagem pluvial do início da Avenida Juracy Magalhães, na saída para Ilhéus. Esta semana começou a segunda etapa da construção da contenção de um metro e meio de altura por 90 de extensão. A obra beneficia diretamente moradores das comunidades de Vila da Dores, Vila e Vital e João Soares.

Já foram concluídas a implantação de rede esgoto em 15 imóveis e a construção de 35 metros de encosta. A próximas etapas incluem a conclusão de, outros 55 metros de encosta, além da drenagem pluvial e construção de mais 300 metros de passeio, da margem do Rio Cachoeira até o viaduto. “O esgoto era jogado às margens da pista, o que comprometia o barranco e colocava os moradores em risco”, afirmou o secretário Marcos Monteiro.

O titular da Sedur explicou que, com a obra que está sendo realizada com recursos do próprio do município, os moradores ganharão espaço seguro para caminhar pelos dois lados da pista da rodovia BR-415, o que antes não ocorria por causa do esgoto que invadia a pista. “Isso também destruía a pavimentação mais rapidamente, além de causar mau cheiro”, lembrou Marcos Monteiro.

Riscos diminuem

De acordo com Marcos Monteiro, o risco de desabamento do barranco era constante e deixava muito feia a entrada da cidade. “Decidimos logo fazer essa obra antes que ocorresse um acidente”, explicou o secretário.

Moradora do local há mais de 20 anos, a aposentada Maria Joaquina de Jesus disse que a obra executada pela Prefeitura foi uma das melhores coisas que ocorreu no local nos últimos anos. “Sentia até constrangida em receber visitas de amigos em casa. Era um mau cheiro horrível por causa do esgoto que corria a céu aberto. A implantação da rede de esgoto foi o que mais gostei”, comemorou dona Maria Joaquina.

O estudante Gabriel Araújo Oliveira destacou que a obra da encosta, além de beneficiar os moradores daquela área, está deixando a entrada da cidade com um visual novo. “É um local por onde passa gente de todos os cantos do país em direção às praias e ao litoral sul da Bahia, merece ficar bonito”, disse. Além disso, lembrou que diariamente é alto o fluxo de veículos também em direção à Universidade Estadual de Santa Cruz, campus Ilhéus do IF Bahia e à Ceplac.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *