SECRETÁRIO DE VANE ASSUME INSTITUTO BIOFÁBRICA DE CACAU

Titular da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Itabuna, há mais de três anos, desde o início da gestão do prefeito Claudevane Leite, o engenheiro agrônomo Lanns Alves de Almeida Filho, 36 anos, deixa o cargo. Sua exoneração, a pedido, foi publicada no Diário Oficial do Município, edição de sexta-feira, 19.

Lanns Almeida Filho foto Divulgação
Lanns Almeida Filho

Lanns Almeida Filho vai assumir nos próximos dias o Instituto Biofábrica de Cacau, uma organização social vinculada ao Governo do Estado que tem como um de seus objetivos a produção de mudas de cacaueiros selecionados, resistentes a enfermidades e de alta produtividade, além de mudas de outras espécies florestais. Seu nome foi aprovado por unanimidade pelo Conselho de Administração do Instituto, credenciado, principalmente, pelo trabalho realizado na Prefeitura de Itabuna.

Durante encontro com o prefeito Claudevane Leite, Lanns agradeceu o apoio recebido enquanto esteve no cargo e disse que sai orgulhoso do trabalho feito em prol da sustentabilidade e no apoio ao pequeno agricultor de Itabuna. A reabertura do Matadouro Municipal, completamente reestruturado, e a execução do maior Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Brasil, com as maiores compras de produtos da agricultura familiar, beneficiando 327 famílias inscritas no programa, são consideradas por ele marcas importantes que serão deixadas pelo governo municipal.

Parcerias e criação de Rede

Na área do Meio Ambiente, Lanns Almeida Filho destaca a parceria que fez com o Ministério Público na análise de processos de Licenciamento Ambiental. Esta união resultou em notificação e multas a 327 postos de combustíveis, empresas de lava- jato, clínicas e antenas de telefonia que não cumpriam normas de preservação ambiental.

Outro legado importante, na opinião do ex-secretário, foi a criação de uma rede de parceiros com a presença de instituições do porte da Uesc, UFSB, FTC, Unime, Ceplac, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Fundação Pau Brasil, Cooperativa de Agricultura Familiar, Governos do Estado e Federal, nos debates e ações de políticas públicas relacionadas ao desenvolvimento sustentável.

Somente no ano passado, a Prefeitura de Itabuna distribuiu 1,5 t de sementes de milho e mais 1,5 t de sementes de feijão aos agricultores familiares do município. Também instalou uma unidade experimental de produção de abacaxi BRS Imperial, com cinco mil mudas, na região do Serrado e realizou 160 atendimentos a agricultores familiares, com recomendações e orientações técnicas. Lotes da Roça do Povo foram recadastrados com aproximadamente 190 áreas visitadas, onde foi avaliado desde o estado de conservação, ocupação até os termos de permissão de uso da terra.

Para o seu sucessor, Lanns deixa projetos como a construção da área da carne da Feira Livre do Califórnia, a reestruturação da Casa da Carne do Centro Comercial, reestruturação do equipamento público da Feira do São Caetano e do asfaltamento e adequação da feira livre do São Caetano. A proposta é de que até o final do ano, o governo incentive a criação da Cooperativa da Feira do São Caetano, dê andamento ao Projeto de Lei sobre Feiras Livres em tramitação na Câmara de Vereadores, além de analisar e aprovar o Estatuto e Regimento Interno do Centro Comercial de Itabuna e consolidar as ações da reestruturação da Feira do Califórnia.

Cuidar da cidade

Para manter a cidade organizada, a Prefeitura trabalha para regulamentar o abate, poda e plantio de árvores; o uso de água para lavagem de calçadas e carros e a panfletagem comercial. Também está prevista a implantação de cinco hortas em escolas municipais; dois pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis, além de propor, junto ao Conselho de Meio Ambiente, a elaboração do Plano de Arborização de Itabuna. Também vai ampliar o suporte à Cooperativa de Catadores de Recicláveis – Coopotrec.

Em mensagem dirigida recentemente aos vereadores de Itabuna, o prefeito Claudevane Leite assumiu o compromisso de trabalhar firmemente para destravar o processo visando à execução do Projeto de Recuperação de Mata Ciliar do Rio Cachoeira, um dos símbolos da cidade. O substituto de Lanns Almeida Filho deverá ser anunciado nos próximos dias.

___________________

Prefeitura de Itabuna

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *