Secretaria de Saúde divulga datas de vacina contra gripe em Itabuna

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Itabuna programou para o próximo dia 17, o inicio da vacinação contra a Influenza A (Gripe – H1N1), antecipando a Campanha Nacional programada para 13 de maio, como o Dia D de Vacinação Contra a Gripe, conforme calendário 2017 do Ministério da Saúde (MS). As doses da vacina estarão disponíveis a partir do dia 17 em todas as unidades de saúde do município.

A coordenadora da Rede de Frios da SMS, Camila Brito, informou que este ano Itabuna adotará nova estratégia de imunização a ser desenvolvida durante seis semanas, cada uma destinada a um grupo prioritário. O primeiro deles é os dos trabalhadores da saúde, seguido de gestantes, pessoas com comorbidades, idosos e crianças a partir de seis meses e menores de cinco. Já no Dia D (13 de maio) devem ser imunizados todos os públicos.

A secretária de Saúde de Itabuna, Lísias São Mateus, espera que com esse novo cronograma de vacinação, o município consiga alcançar uma cobertura de, pelo menos, 90% da população-alvo. Ela lembra que a vacinação é gratuita e estará disponível em todas as Unidades Básicas (UBS) e de Saúde da Família (USF) em horário normal de atendimento.

Lísias São Mateus, que é enfermeira, destaca a importância da imunização contra a Influenza, por ser considerada uma doença que pode levar a complicações mais sérias, como a pneumonia, causada pelo próprio vírus da gripe ou por infecção bacteriana. Ela disse ainda que a proposta da vacinação por parte do Ministério da Saúde é evitar ou diminuir o número de internações e até de mortes causadas por infecções.

“A gripe é contagiosa e pode ser transmitida de uma pessoa para outra por meio de espirro, tosse ou fala do infectado através de gotículas contaminadas que ficam no ar. Uma simples dose da vacina pode garantir a saúde da população”, afirma a secretária de Saúde. Ela destaca ainda que assegurar a saúde da comunidade sempre foi e é uma das preocupações do prefeito Fernando Gomes, “que não tem medido esforços para dotar o município de uma saúde de qualidade em todos os setores da rede pública de saúde”.

Trabalhador treinando

Para assegurar um atendimento de qualidade e humanizado, especialmente no que diz respeito a equipes de vacinadores, o Departamento de Vigilância à Saúde promoveu, na terça-feira, um treinamento para os trabalhadores da rede municipal de saúde. O encontro durou todo o dia e aconteceu no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC).

ASCOM PMI

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *