SECRETARIA DE SAÚDE AMPLIA FARDAMENTO DE AGENTES DE ENDEMIAS DE ITABUNA

A Secretaria Municipal de Saúde ampliou o fardamento de 197 agentes de endemias ativos com a entrega de mais um jogo com duas camisas de malha e substituição de igual número de mochilas na segunda-feira. Além disso, a maioria também ganhou chapéus e crachás para facilitar a identificação pela população dos agentes no trabalho de campo.

Suupervisor Clodoaldo Oliveira exibe conjunto de fardamento de agentes de endemias - Foto Wilson Oliveira  1
Supervisor Clodoaldo Oliveira exibe conjunto de fardamento de agentes de endemias

O coordenador de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Renato Freitas, afirma que desde o mês de julho os agentes do Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD) ganharam novo e mais confortável fardamento. Cada um deles recebeu kit composto por duas calças jeans, duas camisas, boné e mochila com emblemas e brasão do município.

Renato  Freitas entrega jogo de camisas à agente de endemias - Foto Wilson Oliveira 1
Renato  Freitas entrega jogo de camisas à agente de endemias

"O novo fardamento eleva a autoestima do servidor, além de identificá-lo nas ações de controle de vetores da dengue, chinkungunya e zika vírus no campo, já que também usa crachá", afirma Renato Freitas. "O elo entre o PMCD e a comunidade é o agente comunitário de saúde. Por isso, merece toda a atenção", afirma.

Renato  Freitas entrega jogo de camisas à agente de endemias - Foto Wilson Oliveira 3
Renato  Freitas entrega jogo de camisas à agente de endemias

NOTA TÉCNICA

De acordo com Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa) divulgado por meio de Nota Técnica da Secretaria Municipal de Saúde, na segunda-feira, dia10, neste ano até julho foram registrados 5.861 casos notificados de dengue em Itabuna, com ocorrência de casos em todas as semanas epidemiológicas de Janeiro a Julho. Já com relação à chikungunya foram notificados 10 casos suspeitos, sendo nove descartados e apenas um aguarda resultado de exame em laboratório. Com relação ao Zika Vírus foram notificados 5.333 casos suspeitos, sendo que nenhum deles confirmado laboratorialmente.

A partir da ocorrência dos casos, foram intensificadas ações de controle larvário nesses bairros, incentivando a população para a remoção de criadouros e controle mecânico dos mesmos. Também foram realizadas ações de bloqueio nos bairros com transmissão do vírus, a fim de conter novos casos. Tal ação se mostrou eficaz no controle do vetor, garantindo que os casos ficassem restritos.

____________________

Prefeitura de Itabuna

Secretaria Municipal de Comunicação

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *