Secretaria da Educação de Itabuna encerra ciclo do Formando Constelações

secretaria de educação de itabuna.jpg

A Secretaria Municipal da Educação estará realizando nesta quinta-feira, 28, o encerramento de mais um ciclo do Programa Formando Constelações (PFC). Serão reunidos professores e gestores das escolas que fazem parte do programa para uma manhã de formação e confraternização na sede da União dos Servidores Municipais de Itabuna (Usemi).

Baseado na temática “Avaliando o Caminho das Estrelas”, o encontro, que acontece das 7h30min às 11h30min, será marcado também com a premiação dos alunos vencedores do concurso “Eu (co) Autor da Vida (re) Construtor da Paz – na Escola, na Família, na nossa Cidade e no Mundo”. Na pauta está prevista a socialização dos módulos, referentes ao mês de dezembro, e a apresentação das perspectivas de trabalho para o ano de 2014.

Em abril passado, o Formando Constelações foi ampliado para todas as 110 escolas da Rede Pública Municipal de Ensino. Além disso, foi introduzido como uma das ações do Programa Cidade de Paz, desenvolvido pela administração municipal com a finalidade de promover a cultura da paz, estabelecendo princípios, diretrizes e propostas de prevenção primária à violência no município.

A partir da temática “Educar para a Paz com a Prática dos Valores Humanos”, os docentes desenvolvem em sala de aula estudos e reflexões focadas nos fundamentos e na metodologia da Educação Integrada – Didática, Humana e Religiosa.

Criado há 10 anos, o Programa Formando Constelações tem como principal objetivo despertar na vida do educando, os valores morais e espirituais orientados na busca de uma relação transcendental e humano-fraterna. Antes de s sua ampliação, o PFC acontecia somente em 62 escolas municipais, nas unidades dos Sítios de Integração da Fundação Marimbeta e no Conjunto Penal de Itabuna, através dos Encontros de orientação para vida.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *