Resultado do LIRAa em Itabuna será divulgado nesta sexta-feira

liraa itabuna.jpg

A estatística do Levantamento de Índice Rápido Amostral do Aedes aegypti está sendo finalizada pela equipe de agentes de endemias da Secretaria da Saúde de Itabuna. A previsão é que hoje sexta-feira o resultado seja anunciado pelo secretário da Saúde, Plínio Adry.

A coleta das larvas por mais de 120 agentes começou na segunda-feira, dia 2, em todos os bairros da cidade. Na sede da Coordenação de Combate à Dengue cinco agentes realizam exames microscópicos das amostras a fim de identificar pela análise morfológica a espécie da larva, que pode ser do Aedes aegypit ou de outros insetos.

Os resultados são avaliados de acordo com local, tipo de depósito do material coletado e espécie da larva examinada. Na tarde desta quinta-feira a equipe formada está formatando a estatística nos boletins oficiais que serão entregues à Secretaria da Saúde.

O coordenador de Combate a Endemias da Secretaria da Saúde, Renato Freitas, explica que com base na quantidade de casas com a presença do vetor é feita a amostragem percentual da infestação do mosquito no município. “De acordo com esse resultado vamos redirecionar algumas atividades de combate à dengue, visando reduzir a transmissão da doença” declarou.

Renato destacou também que os agentes foram remanejados para que não coletassem material na área em que costumam trabalhar, evitando assim possíveis desconfianças quanto ao resultado do levantamento amostral.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *