RELATÓRIO DA SETTRAN MOSTRA QUE METAS FORAM ALCANÇADAS

Clodovil Soares - Foto Pedro Augusto 1.jpg

O resultado alcançado pela Escola Municipal de Trânsito – EMTRAN, cujas primeiras turmas começam a fazer o teste prático para obter a Permissão para Dirigir (PpD) junto ao Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN, é um dos principais destaques do relatório de planos e metas da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito – Settran no ano passado. De acordo com o secretário Clodovil Soares, as principais ações se concentraram segundo e terceiro quadrimestre de 2014.

O titular da Settran explica que a realização dos testes práticos para os alunos acontece depois de cumpridas etapas do curso de formação de condutores e a carga horária. Para frequentar as aulas, os alunos pagaram apenas as taxas referentes ao laudo e ao psicoteste junto ao Detran enquanto as aulas e o material didático são bancados pela Prefeitura. “Depois que divulgamos o início das aulas e o teste prático a experiência da EMTRAN pode servir de modelo a outros municípios. Já recebemos consultas de todo o País e a visita de representantes de Ilhéus e Jacobina”, informa Clodovil Soares.

A Settran também destaca a implantação do sistema de estacionamento rotativo de trânsito zona azul com a geração de empregos diretos e criação de cerca de 1.600 vagas de estacionamento, sendo 1.520 para carros e 80 motos, em todas as áreas no perímetro central da cidade. O projeto Zona Azul é informatizado e pioneiro na Bahia, porque permite ao usuário optar pela reserva da vaga por meio do site ou por um aplicativo para tablets e celulares, fornecido pela empresa, para que o usuário saiba exatamente onde existe uma vaga disponível, mesmo estando em casa.

Também foram implantados 20 radares para fiscalização eletrônica de algumas vias cuja velocidade foi fixada em 50 km. A fiscalização eletrônica começa dia 2 de fevereiro, já que três deles já foram auferidos pelo Ibametro.

No relatório também é destaque a regularização do serviço de mototaxis para o transporte de passageiros e encomendas, a partir do pré-cadastramento do proprietário do veículo. Para atuar de acordo a legislação municipal, a motocicleta é pintada na cor amarela com brasão do município e o condutor usa colete com número de identificação, mantém dois capacetes também na cor amarela e tem corta-pipa na moto. Além disso, oferece prestação de serviços fiscalizada pela Prefeitura, o que inclui cumprimento de obrigações fiscais e itens de segurança da moto.

A Settran também deu início à implantação de ciclofaixas na área central da cidade e a recuperação de ciclovias na Avenida Princesa Isabel e ao corredor de ônibus na Avenida Amélia Amado, com a instalação de pontos de ônibus. Outras vias também receberam 20 pontos de ônibus dos 40 que foram adquiridos por concorrência pública. Também houve a recuperação de conjuntos semafóricos para a orientação do trânsito nas Avenidas Amélia Amado, Juracy Magalhães, Felix Mendonça, Manoel Chaves.

Condutores de carros e motocicletas flagrados em infração de trânsito passaram por cursos de capacitação na Escola Municipal de Trânsito, assim como condutores de veículos utilitários do transporte escolar e de táxis. A Settran reforçou as campanhas educativas de trânsito e houve a valorização dos agentes municipais de trânsito que passaram a receber alimentação durante o serviço. Pelo menos 150 placas de sinalização de trânsito foram instaladas em toda a cidade.

PMI

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *