Projeto itinerante da Secretaria de Assistência Social terá palestra sobre crack

A partir do dia 20, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) lançará o “SAS Perto de Você”, um projeto itinerante que, além de mostrar as ações desenvolvidas, vai levar aos bairros os programas de inclusão social às famílias que ainda estão fora dos benefícios. O primeiro bairro a ser beneficiado é o de Ferradas, entre as 8 e 16 horas, na Rua Frei Ludovico, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Ferradas.

Durante todo o dia uma equipe de profissionais de todos os departamentos da secretaria estará conversando com os moradores, orientando, mostrando quais os programas existentes e como as famílias podem ser incluídas. Segundo a diretora do Departamento de Proteção Social Especial da SAS, Carla Maria Silveira Midlej, a proposta contará com a parceria das secretarias municipais da Educação e da Saúde e visa, prioritariamente, diminuir a distância entre a administração municipal e a comunidade.

Carla diz que muitas famílias ainda não sabem que têm direito a programas sociais ou não dispõem de recursos financeiros para se deslocar de seu bairro até a Secretaria da Assistência Social, no centro da cidade, em busca de benefícios. “Então é dever do poder público promover ações e serviços que possibilitem o acesso à cidadania para uma melhor qualidade de vida a que todos têm direito”.

A diretora afirma ainda que a assistência social em Itabuna vem se firmando cada vez mais na proposta do prefeito Claudevane Leite e do secretário da Assistência Social, José Carlos Trindade, de levar às comunidades carentes as políticas públicas disponíveis.

Para Carla Midlej, a assistência social não é uma obra que pode ser inaugurada e nem mostrada com estardalhaço porque mexe com a dignidade humana. “A ação social é um trabalho de formiguinha, feito no dia a dia e ininterruptamente por pessoas que conhecem os problemas da comunidade e que estão empenhadas em fazer com que as ações aconteçam”, ensina.

Além de representantes dos Departamentos de Proteção Social, a exemplo do Bolsa Família, Setor de Habitação, Prestação de Beneficio Continuado, Protejo, Peti e da Divisão da Mulher, também estarão presentes profissionais dos Cras I e II (Centro de Assistência Social) e do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

Ciclo de palestras

Ainda no bairro de Ferradas, durante o lançamento do projeto “SAS Perto de Você”, também será iniciado um ciclo de palestras sobre o programa “Crack, é possível vencer”, tendo como público alvo os estudantes da Escola Municipal Lourival Oliveira Soares e a comunidade local.

As palestras serão ministradas nos três turnos por uma equipe formada por assistentes sociais, psicólogos e educadores da Secretaria da Assistência Social e serão estendidas a todas as demais unidades escolares da rede municipal de ensino.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *