Projeto de Hidroginástica ajuda na melhoria qualidade de vida

Quando se inscreveu no Projeto de Hidroginástica e Natação da Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura de Itabuna, em 2000, a aposentada Izabel Barbosa de Sousa, 78 anos, não imaginava que haveria mudanças tão drásticas em sua vida. O resultado apareceu em pouco mais de três meses depois de atividades na piscina, quando as dores nos braços desapareceram e, 13 anos depois, dona Izabel pensa nunca mais deixar a hidroginástica.

A história da dona de casa Luzinete Ferreira de Jesus Santana é parecida com a da aposentada. Ela conta que se sentia cansada e desmotivada a praticar atividades físicas até resolver frequentar um mês de aulas gratuitas do Projeto Aquático promovido na Vila Olímpica de Itabuna, no bairro São Caetano. Agora conta oito anos em que não perde um dia de atividades na piscina ministradas por professores de Educação Física da prefeitura.

Luzinete Ferreira afirma que já está programando uma atividade para compensar o período de recesso, que vai de agora até o final de janeiro. “Só fico pensando na hora de voltar a praticar a hidroginástica. Mas, para compensar o período parado, vou fazer caminhada diariamente. Minha saúde está muito melhor e hoje me sinto uma moça, com muita saúde e esbanjando disposição”, afirmou.

Inscrições

Na natação podem frequentar crianças a partir de três anos de idade, enquanto a hidroginástica é para quem acima de 17 anos. “Temos pessoas frequentando as aulas com mais de 80 anos de idade, cada vez mais empolgadas com as aulas”, conta a coordenadora do Projeto de Hidroginástica da Prefeitura, professora Nilza Maria Campos. Atualmente 700 estão pessoas participando das nas aulas de natação e hidroginástica. Neste ano, as atividades serão encerradas na noite desta quinta-feira, com uma festa de confraternização na Usemi.

Já a inscrição para quem pretende frequentar as aulas no próximo ano começa no dia 20 de janeiro, na Secretaria de Esportes e Recreação na Vila Olímpica de Itabuna. Para a matrícula de novos alunos serão exigidas duas fotos 3 x 4, além de fotocópia do RG e atestado médico, além de atestado de frequência escolar para crianças e adolescentes.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *