Programa de saúde garante remédio gratuito para pacientes

A Secretaria de Saúde de Itabuna, em parceria com o Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde da Bahia, vem assegurando atendimento na rede pública para 2.500 pacientes idosos cadastrados no Programa de Saúde do Idoso (Prosi), que conta com uma equipe formada por médicos geriatras, nutricionista, psicólogo, enfermeiro, assistente social e técnico de enfermagem.

O programa oferece atendimento especializado para pessoas com doenças como Mal de Parkinson, Osteoporose, Alzheimer e depressão. Atualmente são quase 400 pacientes em situação mais grave que recebem tratamento completo e muitos deles têm acesso a remédios gratuitos no Centro de Saúde José Maria de Magalhães, no centro de Itabuna. Mas a Secretaria de Saúde já está providenciando um novo espaço para ampliar o leque de serviços.

Atendimento

Os pacientes recebem atendimento de médicos geriatras de segunda-feira a quarta, nos dois turnos. Eles também são acompanhados pelo assistente social as quartas e quintas, nos dois turnos; pelo psicólogo nas segundas, quartas e quintas, sempre à tarde; e pelo nutricionista nas quartas o dia inteiro, nas quintas à tarde e nas sextas pela manhã. As segundas, quartas e sextas são o dia da fisioterapia pela manhã. Os enfermeiros ficam à disposição dos idosos durante a semana inteira.

A equipe assegura atendimento para 161 pacientes comMal de Alzheimer, 83 com Parkinson e 151 em tratamento de osteoporose. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Renan Oliveira, a prioridade, por enquanto, é para as pessoas já cadastradas que tiveram o atendimento suspenso na gestão passada, que deixou o programa sem sede e sem profissionais de saúde.

Mais pacientes serão cadastrados nos próximos meses e o Prosi, além de atendimento clínico, vai ofertar também terapias corporais, oficina terapêutica e atividades recreativas. “Estaremos oferecendo um atendimento humanizado e completo em um espaço físico exclusivo para atendimento dos pacientes do programa”, disse Renan Araújo. O novo espaço está previsto para ser inaugurado nos próximos dois meses. A partir daí, serão cadastrados novos pacientes.

Crédito: ASCOM

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *