Produção industrial baiana cresceu 4,9% em agosto

De acordo com dados analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), em agosto de 2017, a produção industrial (de transformação e extrativa mineral) da Bahia, ajustada sazonalmente, aumentou 4,9% frente ao mês imediatamente anterior, após crescer 7,9% em julho último. Na comparação com igual mês do ano anterior, a indústria baiana assinalou acréscimo de 4,6%.
No confronto com igual mês do ano anterior, a indústria apresentou crescimento de 4,6%, com sete das doze atividades pesquisadas assinalando aumento da produção. O setor de Veículos (18,3%) foi a principal influência positiva no período, explicada pela maior produção de automóveis. Outros resultados positivos no indicador foram observados nos segmentos Produtos químicos (5,0%), Coque, produtos derivados de petróleo e biocombustíveis (2,6%), Extrativa (13,9%) e Produtos de borracha e material plástico (11,8%), explicados, sobretudo, pela maior produção de misturas de alquilbenzenos ou de alquilnaftalenos, polietileno linear e soda cáustica, no primeiro ramo; de gasolina automotiva e óleo diesel, no segundo; de minérios de cobre em bruto ou beneficiados e magnésia, no terceiro; e de pneus novos usados em automóveis, ônibus e caminhões e filmes de material plástico para embalagem, no último.

No acumulado do período de janeiro a agosto de 2017, a atividade Veículos (17,5%) apresentou a principal influência positiva, impulsionada, em grande parte, pela maior fabricação de automóveis. Vale citar ainda o crescimento em Couros, artigos para viagem e calçados (11,4%), Produtos de borracha e de material plástico (5,5%), Produtos alimentícios (1,3%) e Celulose, papel e produtos de papel (1,3%).
No acumulado dos últimos 12 meses, comparado com o mesmo período do ano anterior, destacaram-se Veículos (21,8%), Couros, artigos para viagem e calçados (13,2%), Celulose, papel e produtos de papel (3,0%) e Produtos alimentícios (2,3%).

Fonte: Ascom/ Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI)

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *