Prefeitura premia atletas na IV etapa do Campeonato de Natação da UENI

A Prefeitura de Itabuna premiou na tarde deste sábado as equipes participantes do Campeonato da União das Escolas de Natação de Itabuna e Ibicaraí. Pela participação em todas as etapas da Competição foram entregues troféus aos representantes do Colégio Batista, AABB, UESC/CISO, CCI de Ibicaraí, Tônus de Ilhéus e Maçom de Jequié. Houve ainda homenagens aos atletas que obtiveram vitórias em campeonatos nacionais: Isabelle Mendes, Edwin Luis e Iago Gomes.

A premiação aconteceu durante a IV etapa do Campeonato de Natação da UENI, realizada na Vila Olímpica. A competição distribuiu 300 medalhas aos 73 atletas que participaram de 52 provas. Enquanto assistia à competição o secretário de Esportes e Recreação, Evans Maxwel da Silva, afirmou que a organização do campeonato foi exemplar e destacou a presença dos atletas campeões nacionais que engrandeceram o evento.

“Temos que incentivar a prática de esportes e a natação é um dos que mais promove a qualidade de vida. Trazendo uma competição desse nível nós valorizamos a prática da natação e da hidroginástica” declarou Maxwel, que disponibilizou a Vila Olímpica para os clubes e instituições que queiram fazer do esporte um hábito em benefício da sociedade.

Já o coordenador do evento, o vereador e professor de Educação Física, Júnior Brandão, explicou que há cinco anos a UENI realiza campeonatos, mas há muito tempo não fazia na Vila Olímpica. “Parabenizo a Prefeitura, que enfrentou as dificuldades e ofereceu toda infraestrutura para o evento que encerra o certame 2013. Quanto mais competições, mais a gente motiva as crianças a praticar esporte” disse.

A aposentada Maria Messias Guimarães, de 74 anos, nada há 20 e competiu pela equipe da AABB. Ela conta que já disputou muitas vezes e percebe resultados na saúde. “A minha vida, o meu lazer, é a natação” declarou. Por sua vez a estudante Isabelle Mendes, de 12 anos, competiu pelo Colégio Batista e vem sendo destaque em competições nacionais. “É muito bom participar, ainda mais sabendo que eu treino o ano todo para conquistar isso e consegui. Hoje, aqui na minha cidade, estou me divertindo. Mas, também competindo” afirmou.

Em 2013 Isabelle Mendes ganhou 10 troféus em competições nacionais, sendo o mais recente o de campeã brasileira juvenil de Maratonas Aquáticas. A menina que começou a nadar aos seis anos acumula um total de 20 troféus e 180 medalhas na carreira. O próximo desafio da nadadora é a Maratona Mar Grande – Salvador, no mês de janeiro.

Na platéia da IV etapa do Campeonato da UENI estava o atleta máster Pompilho Céu, de Ibicaraí. Nadador há 56 anos ele acumula títulos importantes, como o bi-campeonato Pan-americano e o recorde na prova de três mil metros nos Estados Unidos. “Vim assistir ao campeonato e reencontrar amigos que há muito não vejo. É muito importante esse incentivo, especialmente, para as crianças” ressaltou Pompilho, que agora se prepara para o Campeonato Mundial de Natação Máster, no Canadá, em junho de 2014.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *