Prefeitura inicia Levantamento do Índice de Aedes Aegypti em Itabuna

dengue itabuna.jpg

A Secretaria da Saúde de Itabuna iniciou, nesta segunda feira, o Levantamento de Índice Rápido Amostral do Aedes aegypti (LIRAa), uma pesquisa realizada em 3,6% dos imóveis em toda a cidade. Um sorteio definiu as áreas, que foram subdivididas em oito quarteirões, aonde atuarão os agentes de combate e controle de endemia na coleta de dados.

Ao todo 120 agentes estão atuando nas visitas domiciliares. As larvas encontradas no trabalho de campo serão encaminhadas ao laboratório municipal de endemias para análise.

De acordo com o coordenador de Endemias da Secretaria da Saúde, Renato Freitas de Araujo, em janeiro deste ano foi realizado o último LIRAa em Itabuna, quando foi encontrado um índice de 26,11% de infestação nos imóveis visitados. Um número altíssimo quando o aceitável pelo Ministério da Saúde é inferior a 1%.

Houve a redução de mais de 68% de casos no município, apesar do elevado índice do inicio do ano, o que comprovou a eficácia das atividades do programa de combate a dengue. Foram registrados 2.400 ante 6.900 em igual período no ano passado. Ou seja, houve resultado inverso do que ocorre em todo o país.

Para o coordenador no que se refere ao combate e controle do vetor, os agentes têm correspondido com a expectativa do programa. ‘”Além disso, eles conseguiram envolver a comunidade sobre os cuidados para evitar a doença”, afirma Renato, reforçando, entretanto, que é preciso continuar alerta. A partir do resultado do LIRAa, serão norteadas as novas atividades e diretrizes para 2014.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *