Prefeitura discute melhorias para Saúde com Conselho Municipal

A qualidade da atenção básica, a segurança das unidades de saúde, a autonomia da Secretaria de Saúde para melhor aplicação dos recursos e até mesmo as necessidades da instituição foram as pautas de reunião entre diretoria do Conselho Municipal de Saúde e o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite. A reunião aconteceu na tarde de terça-feira, na sede do Conselho na Avenida Firmino Alves.

Vane disse aos conselheiros que manter a Atenção Básica funcionando adequadamente é o principal foco do governo para o setor de Saúde. Em relação à segurança das unidades de saúde, o prefeito anunciou o videomonitoramento e a guarda efetiva, em lugares específicos, para diminuir os índices de assaltos.

O diretor de Planejamento e Gestão Estratégica da Saúde, médico Humberto Barreto, assegurou que cinco postos em pontos estratégicos da cidade estão sendo preparados para descentralizar o serviço de marcação de consultas e exames com envio eletrônico do protocolo. A medida busca eliminar as grandes filas que têm se formado na Central Regulação, no centro. A partir da adoção da medida os digitadores das unidades fora do sistema serão responsáveis pela marcação e entrega de protocolo aos pacientes.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria das Graças Santos Souza, pediu a criação de uma vaga exclusiva de estacionamento em frente à sede da instituição para carga e descarga de materiais, a manutenção de representantes da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC no Conselho a fim de assegurar a continuidade de projetos de extensão na cidade e uma destinação de um imóvel para sede própria da instituição para fim dos gastos com aluguel.

Todos os pedidos apresentados durante o encontro do prefeito Vane com o Conselho serão oficializados para que a Prefeitura de Itabuna dê respostas e prazos para a solução de cada necessidade. Os conselheiros parabenizaram a administração municipal pelo trabalho de limpeza do Hospital de Base com o “faxinaço” e pelo perfeito funcionamento do Pronto Socorro da unidade hospitalar, mesmo tendo sido abrigado em local provisório.

Vane destacou sua admiração pelo Conselho Municipal de Saúde, pois sempre defendeu a saúde com postura independente. O prefeito disse ainda que a administração municipal sempre estará à disposição para ouvir sugestões e críticas dos conselheiros quando for preciso. “Quero um Conselho que ajude a construir uma cidade melhor” frisou.

A presidente Maria das Graças elogiou a postura do prefeito e disse que esse momento foi de muita felicidade para a instituição, pois era esse diálogo que estava faltando na cidade. “O prefeito pede que encaminhemos as demandas para que tome as devidas providências. Isso é o mais importante” concluiu. O encontro também contou com a participação do líder do governo na Câmara, vereador César Brandão.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *