Prefeitura de Itabuna, Unime e UFSB se unem em projeto de Requalificação Ambiental

Através de uma ação conjunta entre a Prefeitura Municipal de Itabuna, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e a União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime) está sendo implementado o projeto de “Requalificação Ambiental: integrando comunidades” que pretende mudar a qualidade de vida de moradores dos bairros Ferradas, Nova Ferradas, Fernando Gomes e Nova Esperança.

Durante reunião realizada na manhã desta terça-feira (11), na Unime, representantes das instituições envolvidas participaram de mais uma etapa do projeto, que deverá mostrar os seus primeiros resultados num intervalo de médio a longo prazo. A técnica social Dulce Marinho, representante da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente de Itabuna, e que é responsável pelo acompanhamento do projeto, explica que a ideia é requalificar a área do entorno do Rio Jacarezinho, um dos afluentes do Cachoeira.

“Identificamos a necessidade de requalificar o entorno do Jacarezinho diante do estado de degradação em que o rio se encontra. Na área da Roça do Povo, até que ele está em estado aceitável, mas ao chegar em Nova Ferradas, por exemplo, as condições são terríveis”, pontua Dulce Marinho, informando que várias ações passam pela requalificação da área do entorno do Rio: reativação de três estações de tratamento; limpeza e replantio de árvores, ações de conscientização com a comunidade local, entre outras.

As professoras do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unime, Yasminie Midlej e Adriane Batata, informam que os alunos que fazem as suas respectivas disciplinas de Planejamento Urbano e Projeto de Urbanismo 2, terão envolvimento direto com o projeto participando de treinamentos e conhecendo as comunidades em questão. Do mesmo modo, a UFSB através da PROSIS – Pró-Reitoria responsável pela formulação e execução de programas e projetos de sustentabilidade.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *