Prefeitura de Itabuna entrega mochilas aos agentes de endemias

agentes endemias itabuna.jpg

A Prefeitura de Itabuna entregou nesta sexta feira (22), o novo material de trabalho dos agentes de endemias para o combate a dengue durante solenidade simples no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC. Os 120 novos kits, com a substituição das bolsas laterais por mochilas, atendem uma antiga solicitação dos agentes, garantem um maior conforto e estão de acordo com a determinação do Ministério da Saúde.

A entrega dos kits foi feita pelo secretário da Saúde, Plínio Adry, que parabenizou a equipe de combate a dengue por ter alcançado resultados surpreendentes. “A entrega desse material é também um reconhecimento ao trabalho desses agentes. Com a ajuda deles Itabuna está fazendo a curva inversa, descendente no número de casos, ao contrário de todo o país” afirmou.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde, Itana Miranda, que também participou do ato de entrega, parabenizou a equipe. “Todos os agentes estão de parabéns pelo esforço empreendido após a requalificação que garantiu elogios ao Município” comentou.

Itana explicou que o novo kit tem todo o material exigido pelo Programa Nacional de Controle da Dengue, mas possui uma qualidade maior. “Os agentes trabalhavam com um kit de qualidade inferior. Como houve grande receptividade haverá melhoria no trabalho de campo” garantiu a coordenadora.

Em seu discurso, o coordenador de Combate a Endemias, Renato Freitas, alertou que a dengue só pode ser controlada em equipe. “Conseguimos chegar aqui, tendo entendimento da responsabilidade de cada um. Só os agentes, que visitam as casas, sabem a realidade do Município e as dificuldades enfrentadas para alcançar números positivos” declarou.

Ao receberam os kits a maioria dos agentes de endemias começou a analisar o material. Um deles foi o servidor Madson Sodré, que há cinco anos está lotado na Secretaria da Saúde. Ele explicou que enfrentava problemas por carregar uma bolsa lateral muito pesada. “Ela provocava até mesmo dor e desvio na coluna. Essa mochila vai distribuir melhor o peso” avaliou.

O supervisor de área Alexsandro Santana de Jesus, que trabalha como agente de endemias há oito anos, explicou que a expectativa era enorme para verificar se o kit era satisfatório. “A alegria está muito grande. Vimos que o material é de qualidade e adequado ao nosso trabalho domiciliar. E vai garantir um conforto maior em campo, especialmente pelo fato de ser uma mochila” afirmou.

Também participaram da entrega dos Kits o vereador Jairo Araújo, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Josivaldo Gonçalves; e o representante do Sindicato dos Servidores Municipais, Roberto Lima.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *