Prefeitura de Itabuna determina criação de novas linhas no transporte coletivo

itabuna.jpg

Atendendo demandas apresentadas pela comunidade e por usuários do Sistema de Transporte Coletivo Urbano, a Secretaria de Transporte e Trânsito – Settran da Prefeitura de Itabuna determinou às empresas Rio Cachoeira e São Miguel, as duas concessionárias que operam o serviço, a criação de quatro novas linhas e a readequação de outras duas já existentes.

As mudanças entram em fase experimental na próxima segunda-feira, 11, e, de maneira definitiva, a partir do dia 18, beneficiando diretamente moradores de 24 bairros periféricos, além do centro da cidade e a população da área rural do projeto agrícola Roça do Povo. Com a criação das novas linhas, o Sistema de Transporte Coletivo de Itabuna passará a operar com 92 veículos, sendo dois destinados exclusivamente ao Transporte Cidadão.

Segundo o secretário de Transporte e Trânsito, Clodovil Moreira Soares, as intervenções que estão sendo implantadas é um dos primeiros passos que a Prefeitura está dando para ampliação e construção de um novo sistema de transporte coletivo. Ele destaca que nos próximos dias será aberto processo licitatório para contratação da empresa que desenvolverá o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, que apontará as prioridades do novo modelo de transporte público.

Ao explicar o funcionamento das linhas implantadas e readequadas, Clodovil disse que elas foram definidas com base em estudo técnico que indicou, além da viabilidade, a demanda de passageiros nos percursos. As linhas criadas farão o seguinte itinerário: Bairro a Bairro (BB-32) servindo a linha entre o Condomínio Residencial Pedro Fontes 1 e bairro Fonseca; BB-76 que liga Nova Ferradas ao Maria Pinheiro; BB-72, que liga o Emanoel Leão ao Jardim América e o RB-85 (Rural a Bairro) que faz a ligação entre a Roça do Povo e o Hospital de Base.

As readequações implicaram na reativação e ampliação da linha BB-74 entre o Daniel Gomes e Jardim América (semianel rodoviário), além da substituição da BB-18 pela linha BB-35, que terá como itinerário os bairros Daniel Gomes e Manoel Leão. O secretário Clodovil Soares enfatiza que a reativação e reestruturação desta linha era uma das principais reivindicações dos usuários desde que foram desativadas em 2011, durante a gestão passada, quando houve a tentativa malsucedida de integração do Sistema.

“Por conta disso, estamos priorizando escutar a comunidade antes de executar qualquer mudança no Sistema de Transporte Coletivo a fim de que sejam atendidas às expectativas dos usuários. Neste sentido, a partir do próximo mês de janeiro estaremos visitando os bairros da cidade para coletar sugestões que serão sistematizadas, estudadas tecnicamente e adaptadas ao Plano Municipal de Mobilidade Urbana e, consequentemente, ao novo Sistema Municipal de Transporte Coletivo”, afirmou Clodovil Soares.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *