Prefeitura começa a preparar o Natal Iluminado de Itabuna

natal itabuna.jpg

Com o propósito de tornar a cidade mais iluminada, humanizada e acolhedora para celebrar uma das mais belas tradições cristãs, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc), da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), iniciou nesta quarta-feira a instalação da decoração de Natal em diversos partes da cidade.

Para fazer o Natal Iluminado de Itabuna, a Prefeitura está investindo recursos próprios da ordem de quase R$ 130 mil na aquisição de micro lâmpadas de led e mangueiras luminosas decorativas, que serão instaladas nas quatro pontes que ligam o centro aos bairros da cidade, nas avenidas do Cinquentenário e Juracy Magalhães, na rua Paulino Vieira e Calçadão da Rui Barbosa, além das avenidas às margens do Rio Cachoeira e nas praças Olinto Leoni, Otávio Mangabeira (Camacan) e Adami. O projeto de decoração natalina inclui ainda a iluminação do Centro Administrativo Municipal, onde fica o prédio da Prefeitura, e da Praça Simão Fitterman, no São Caetano.

A previsão é que até o próximo dia 6 de dezembro todo o trabalho já esteja concluído. Na decoração natalina da cidade serão utilizados mais 13 mil metros de mangueira luminosa, 1 mil metros de lâmpadas de led em cascata, 2,5 mil metros de fio trançados, além de peças fabricadas em metal reproduzindo alguns símbolos natalinos. O projeto inclui ainda a montagem do presépio na Otávio Mangabeira, em tamanho natural, de arvores de natal nas praças centrais.

Segundo o presidente da FICC, Roberto José da Silva, a decoração natalina é importante para ajudar a melhorar a autoestima dos moradores da cidade e torná-la mais atrativa para os visitantes, principalmente aqueles que buscam os serviços e produtos oferecidos pelo comércio local. “Itabuna é um centro de convergência regional, portanto o governo municipal tem o compromisso de torná-la mais humana e atraente também para o turismo de negócios, já que o comércio é a grande força da economia local”, elucidou o presidente da FICC.

Segundo o presidente da FICC, a decoração para celebrar o Natal já faz parte da cultura e é algo intrínseco no imaginário popular, que estimula e proporciona a reflexão, a confraternização, a paz e o amor ao próximo. “O que nós fazemos ao prepararmos a cidade para vivenciar esse momento é ativar nas pessoas estes sentimentos que estão retidos em sua memória”, justificou.

Em paralelo à decoração da cidade, a Ficc também estará desenvolvendo o Programa Natal Cultural, como parte das ações do Projeto de Arte Itinerante (PAI) que será lançado na terça-feira, 3, durante evento que acontecerá na Praça Olinto Leoni. De acordo com Roberto, a programação inclui diversas apresentações artísticas, a exemplo do Alto de Natal e da montagem teatral Feliz Natal, a partir do dia 12 de dezembro na Praça Adami, na rua Paulino Vieira e no Calçadão da Rui Barbosa.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *