Prefeitura busca parcerias para implantar novos abrigos de ônibus

abrigos de onibus.jpg

Estruturas metálicas corroídas pela ferrugem, bases de sustentação comprometidas pela ação do tempo e por falta de manutenção, iluminação precária, assentos quebrados, além coberturas em folhas de PVC soltas. Esta é a realidade constatada em levantamento feito pela Secretaria de Transporte e Trânsito – Settran nos mais de 90 abrigos de ônibus do Sistema de Transporte Coletivo Urbano instalados em diversos pontos da cidade.

Com isto, tais equipamentos públicos que têm a função de proporcionar amparo para quem aguarda pelo ônibus tornaram-se um local inseguro inclusive com risco de acidentes aos usuários. Determinada a mudar tal realidade, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Settran está iniciando uma campanha junto às empresas e agências de publicidade da cidade com o objetivo de estabelecer parceria público-privada (PPP) para a instalação de 80 novos abrigos de ônibus.

Para dar maior visibilidade e marcar o início da campanha, a Settran iniciou a instalação do modelo dos novos abrigos no ponto de ônibus da Praça Octávio Mangabeira (Camacan). O equipamento está sendo confeccionado com altura de 2.30m, balanço de cobertura medindo 4.00 x 2.10m em metalon galvanizado, cobertura de policarbonato, fundo acrílico transparente, assentos, rampa de acesso e espaços sinalizados para cadeirantes. Além de um design moderno, os abrigos serão equipados com lixeiras, luminárias próprias e sistema de escoamento de águas pluviais.

Segundo o secretário de Transporte e Trânsito, Clodovil Moreira Soares, a parceria público-privada para a construção e reforma de abrigos de ônibus estabelece um contrato com vigência de quatro anos no qual estarão de um lado empresas particulares e do outro, a administração pública municipal. O propósito de criação e manutenção dos novos abrigos padronizados para passageiros de ônibus no município.

Clodovil revela que atualmente o município de Itabuna possui 936 paradas de ônibus, sendo que 585 encontram-se localizados na zona urbana e 351 nas zona rural. “Apenas 10% destes pontos possuem abrigos. Neste universo, os únicos que estão em melhor situação são os que foram pré-fabricados em estrutura de concreto”, justifica o secretário.

Antes mesmo de iniciar a campanha para instalação dos novos abrigos, a Prefeitura realizou reparos nos antigos equipamentos, inclusive retirando partes da estrutura que ofereciam riscos de acidentes aos passageiros, a exemplo da Praça Camacan. De acordo com Clodovil Soares, os empresários que aderirem à campanha, estabelecendo contrato de parceria com a Prefeitura, terão como contrapartida a oportunidade de explorar os espaços dos abrigos destinados à publicidade, divulgando a marca da empresa.

O secretário de Transporte e Trânsito destaca que o estabelecimento de parceria público-privada com pessoas jurídicas de direito privado visando à instalação de abrigos padronizados de ônibus em locais destinado ao transbordo do transporte coletivo urbano, está regulamentada na Lei municipal nº 1.886 de novembro de 2002. A perspectiva da Settran é que nesta primeira fase sejam estabelecidas 40 PPPs.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *