Prefeitura avalia medidas para socorrer a população de estragos causados pelas chuvas

chuvas itabuna.jpg

Por determinação do prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, os secretários municipais e a coordenação da Defesa Civil estão reunidos nesta manhã no Centro Administrativo Firmino Alves para adoção de medidas para socorrer a população dos estragos causados em toda a cidade pelas chuvas fortes que desde a segunda-feira caem sobre a região Sul da Bahia. Nas últimas 24 horas foram registrados 34 milímetros de chuvas alagando áreas dos bairros São Roque, Caixa d’ Água, Santa Inês e Fátima.

Desde a madrugada que as secretarias da Assistência Social e Desenvolvimento Urbano estão com equipes de emergência atuando no socorro as vitimas. No trabalho de remoção de famílias para locais mais seguros estão sendo utilizados caminhões e máquinas pesadas para a desobstrução de canais.

A administração municipal está definindo os locais para onde serão removidas as famílias das áreas inundadas e de imóveis que tenha sofrido desmoronamento ou atingidos por deslizamentos de terra. Nestes locais haverá toda uma infraestrutura de serviços de atendimento médico e social, o que inclui o fornecimento de cestas básicas, água potável e colchões, além da atenção por técnicos da secretarias municipais da Assistência Social e Saúde, que inclusive deve montar postos de atendimento emergencial para vacinações.

Desde a noite de ontem que a Coordenação da Defesa Civil tem recebido informações a cada hora sobre a movimentação das nuvens sobre a região através de sistema de mensagens eletrônicas da Coordenação Nacional da Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional. A central da Coordenação Municipal da Defesa Civil de Itabuna está atendendo no andar térreo do prédio da Câmara de Vereadores, onde funciona o Arquivo Público Municipal, inclusive para a doação de gêneros alimentícios, roupas e cobertores.

Para emergências devem ser acionados os telefones:

Defesa Civil – 8848-9444 ou 8849-0122, inclusive com ligação a cobrar.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *