Prefeitura abre Casa de Passagem para assistir adolescentes em situação de risco

Já está em funcionamento, em Itabuna, um dos mais importantes equipamentos de amparo e proteção social, a Casa de Passagem. Unidade institucional da Secretaria da Assistência Social acolhe de forma provisória adolescentes de 12 a 18 anos em situação de risco social que tiveram seus direitos violados conforme o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).

O secretário da Assistência Social, José Carlos Trindade, explicou que o adolescente é encaminhado à Casa Passagem pela Vara da Infância e Juventude e compete ao município a proteção integral, com um serviço sócio-assistencial que inclui apoio psicológico e condições dignas de sobrevivência em um ambiente saudável e favorável ao seu desenvolvimento e integração social.

“O serviço executado pela Secretaria da Assistência Social busca, principalmente, o resgate da cidadania e autoestima do adolescente, amparado pela Vara da Infância e Juventude, Ministério Público e conselhos tutelares por meios de ações cotidianas”, reforça Trindade. Segundo ele, os assistidos têm aulas normais em um turno e no outro participam de oficinas de arte, musicalidade, culinária e de atividades físicas.

“A Casa de Passagem funciona com um lar normal, como se o adolescente vítima de negligência, abandono, violência física ou psicológica, tivesse no seio de uma família bem estruturada”, reforça o secretário. A unidade funciona 24 horas por dia com uma equipe multiprofissional formada por assistente social, psicólogo, pedagogo, coordenador, cuidadores, cozinheiros, assistente administrativo, guardas municipais e auxiliares de serviços gerais.

Já o coordenador da instituição Gilvanei Egídio de Souza informa que o serviço busca a resolutividade da demanda, trabalhando dois prismas: o adolescente e sua família. “Procuramos transformar o local num ambiente acolhedor com estrutura física adequada e condições de moradia, higiene e principalmente privacidade e segurança”, concluiu.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *