Poesias de estudantes de Itabuna são selecionadas em concurso nacional

Poesias de estudantes de Itabuna são selecionadas em concurso nacional

A poética de três estudantes de Itabuna, no sul da Bahia, vai ganhar destaque em um livro de antologia poética a ser publicado pela Vivara Editora. Eles estão entre os 250 selecionados de todo o país, por meio do ‘Concurso Nacional Novos Poetas: Prêmio Poetize 2018’.

Artur de Jesus Almeida e Cristiane Sousa dos Santos estudam no Centro Territorial de Educação Profissional Litoral Sul II, enquanto Bruna Santos Novais de Souza estuda no Colégio Estadual Presidente Médici. Artur foi classificado pela poesia ‘Transmutação mental’; Bruna pela poesia ‘Metamorfose’; e Cristiane pela poesia ‘Menina’. Eles concorreram com 2.320 escritores de todo o Brasil.

Segundo o professor Adelson Menezes, as poesias foram avaliadas por uma comissão julgadora, com amplo conhecimento e experiência em Literatura, que consideraram, entre outros critérios, a originalidade e a linguagem poética. O professor coordena o projeto de leitura e produção textual intitulado ‘Leitura vai, escrita vem: colhendo produções no chão da escola’, ao qual os estudantes estão envolvidos,

TAL

Com o objetivo de fomentar a arte poética e a literatura entre os estudantes da rede estadual, a Secretaria da Educação do Estado desenvolve o projeto estruturante Tempos de Arte Literária (TAL). A iniciativa reafirma a experiência literária, a criatividade, a consciência crítica e social dos estudantes, além de exaltar a diversidade literária e cultural do Estado.

Entre as produções, os estudantes apresentam narrativas, poemas, cordéis, crônicas, prosas, contos, cartas literárias e textos ficcionais, abordando temas dos mais diversos. O TAL acontece por etapas; primeiro nas escolas, depois os estudantes passam pelas seletivas escolares e territoriais até chegar à culminância, que acontece no Encontro Estudantil da Rede Estadual.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *