Obras de saneamento são retomadas em mais um bairro de Itabuna

saneamento itabuna.jpg

A Prefeitura de Itabuna retomou esta semana as obras de saneamento do bairro Fernando Gomes, que deveriam ter sido concluídas em 2009, mas estavam paralisadas por todo esse tempo. Para o reinício dos serviços, a administração municipal saneou todas as pendências que havia junto à Caixa Econômica Federal.

O saneamento básico do bairro, nas proximidades de Nova Ferradas, esta sendo realizado com recursos do Ministério das Cidades e contrapartida da Prefeitura. Prevê a implantação de sistema de drenagem pluvial, esgotamento sanitário e pavimentação a paralelepípedo de ruas, beneficiando centenas de famílias. Os serviços vão acabar com anos de sofrimento dos moradores que carregavam suas compras nas costas porque o carro não chega à porta de suas casas por causa dos buracos e esgotos correndo a céu aberto.

Pelo contrato com o Ministério das Cidades, nesta última etapa das obras, serão pavimentados 1.479 metros de ruas a paralelepípedo, implantados meio-fios, além de colocadas 158 manilhas de 30, 40 e 80 centímetros para ligação das residências à rede geral de coleta de esgotos e 20 manilhas de um metro para drenagem pluvial. Estão sendo investidos R$ 250 mil para a conclusão da obra, cujo projeto prevê um investimento global de R$ 2,6 milhões para o saneamento de todo o bairro.

Os moradores comemoraram a retomada das obras. “Não tínhamos mais esperança de que isso fosse acontecer. São quase 13 anos de espera”, conta a aposentada Anália de Jesus dos Santos, residente na área que foi invadida por centenas de famílias no ano 2000.

Valorização

Moradora há mais de 10 anos na Rua Santo Antônio, dona Anália de Jesus destaca que os imóveis serão valorizados após a conclusão das obras previstas para o final de dezembro. “Fizeram as obras em algumas ruas e deixaram o serviço pela metade em outras. Ainda bem que agora a Prefeitura reiniciou o trabalho aqui no bairro, o que nos dá esperanças”, diz a moradora.

A dona de casa Cristina Monteiro de Oliveira, vizinha de dona Anália, observa que as obras estão trazendo mais dignidade para os moradores. “Estávamos cansados de fazer valeta para desviar o esgoto que passava na porta das nossas casas”, lembra. Ela diz ainda contar as horas para deixar as crianças brincar de bicicleta e até futebol na rua para quando os serviços de saneamento forem concluídos. “É a graça de Deus”, exultou.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *