NOVO MEDICAMENTO FABRICADO NA BAHIA VAI ATENDER NOVE MIL RENAIS CRÔNICOS

renais.jpg

Cerca de nove mil pacientes renais crônicos de toda a Bahia vão ser beneficiados com a inauguração nesta quinta-feira (28) da planta de farmoquímica da ITF Chemical. A empresa italiana vai produzir o insumo básico do medicamento cloridrato de sevelamer, que será fabricado pela Bahiafarma para fornecimento gratuito a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com insuficiência renal crônica em diálise. Este será o primeiro medicamento fabricado pela empresa estatal, reaberta no atual Governo após 12 anos fechada.

Presente na solenidade de inauguração da ITF Chemical, o governador Jaques Wagner falou sobre a evolução tecnológica da Bahia. ” Demos um salto enquanto baianos e brasileiros. A Bahiafarma foi recriada e se tornou formuladora de tecnologia. Tenho muito orgulho de uma fábrica que passa a desenvolver tecnologia para todo Brasil. É uma parceria dos governos Federal, Estadual, Anvisa e ITF Chemical que vai beneficiar pacientes da Bahia e do Brasil”.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, a distribuição dos remédios começa no início do próximo ano. Participaram também da inauguração o presidente da ITF Chemical, Paolo Oligeri, o secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, e o gerente-geral de Medicamentos da Anvisa, Antonio Mallet. Secom

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *