Muro de obra irregular cede e obriga interdição de unidade de saúde

A Prefeitura de Itabuna teve que interditar, nesta segunda-feira, a Unidade de Saúde da Família Jacinto Cabral, no bairro Novo Horizonte, devido à queda do muro de contenção e deslizamento da base estrutural da obra irregular de um condomínio O acidente aconteceu na noite de sexta-feira, 1º, quando foi derrubada uma parede, janelas de vidro foram quebradas e barro, tijolos, pedras e concreto jogados em um consultório.

A diretora de Atenção Básica da Secretaria da Saúde, Michelle Andrade, assegurou que o atendimento aos pacientes não será descontinuado. Os usuários da unidade de saúde do Novo Horizonte serão atendidos, temporariamente, na unidade Dilson Cordier, no São Roque, que é o bairro mais próximo.

A obra particular ao lado da unidade havia sido notificada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) em abril deste ano, quando foi determinado um nivelamento que não invadisse a área pública. No entanto, o descumprimento do auto de embargo e a incidência de chuvas na semana passada ocasionaram o acidente. A Construtora S/A Ltda. recebeu na manhã de sábado a notificação de embargo da obra pela Sedur. Os responsáveis deverão apresentar documentos de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) e RT (Reserva Técnica) do projeto, além de cumprir o Código de Obras quanto ao licenciamento da obra de construção das casas e do muro.

O coordenador da Defesa Civil, Roberto Avelino, informou que o proprietário da obra se comprometeu em arcar os custos de retirada de entulhos do interior da unidade de saúde e com o aluguel de um imóvel, nas imediações da unidade, para funcionamento do posto durante o período de reforma. Além disso, a construtora pagará multa aplicada pela Sedur, que também emitiu auto de interdição para a paralisação imediata das obras até que a construtora cumpra as normas do Código de Obras. O laudo técnico com a análise completa da situação em que ficou a Unidade de Saúde da Família Jacinto Cabral foi feita pelo engenheiro civil da Sedur Jorge Ribeiro Carrilho.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *