Modalidade de ensino a distância oferece variedade de cursos com amplo Mercado de Trabalho

Atualmente cerca de 20% dos estudantes universitários no país já estão no ensino a distância e a modalidade já é bem aceita pelo mercado de trabalho

Ensino a distância (EAD) é sinônimo de praticidade e, além disto, é sinônimo também de empregabilidade. As pessoas quando buscam uma graduação estão pensando no futuro, na facilidade de encontrar um bom emprego ou crescer dentro de uma empresa. Nessa modalidade de ensino existe um ramo grande de opções de cursos superiores, sejam tecnólogos ou bacharelados.

De acordo com Nérope Martinelli, gestor do polo da Uniube em Itabuna, para as pessoas que não dispõem de tempo livre e desejam incrementar o currículo com cursos de qualidade, para crescer dentro da própria empresa, o ensino a distância é um grande atrativo. “Para quem necessita buscar maior qualificação e terá que conciliar o trabalho com o estudo, o ensino a distância possibilita isto, pois o estudante monta seu horário de estudo, buscando manter uma harmonia com as outras atividades que realiza. Além disso, são cursos de qualidade que garantem a boa recepção do mercado de trabalho”, explica Martinelli.

O MEC confirma o grande crescimento do ensino a distância no Brasil. Dos cinco milhões de estudantes universitários que temos hoje, quase um milhão estão localizados no EAD. Em pouco tempo de uso desta modalidade, ela já conseguiu alcançar 20% de adeptos e de acordo com a expectativa, este número tende expandir cada vez mais, atendendo a crescente necessidade dos alunos e do mercado de trabalho.

As diversas opções de cursos EAD

As opções de cursos a distância são de diversas áreas e basta certificar que a instituição escolhida tenha o reconhecimento do MEC, que garante que o diploma de graduação a distância irá ter a mesma validade que o de um curso presencial. Na opinião de Martinelli, ao analisar os cursos EAD que são mais procurados, uma grande parcela se destina para áreas de Administração e Gestão. “Para atendermos essa demanda, oferecemos cursos de bacharelado em Administração semipresencial, especialização em Gestão Educacional semipresencial, curso superior em Tecnologia em Agronegócios online e o curso superior de Tecnologia em Recursos Humanos online”, destaca Martinelli.

Sabendo que as empresas sempre necessitam de gerentes, gestores, planejadores e especialistas em negócios, esta área do conhecimento, voltada para a administração e crescimento das empresas, é a que mais busca mão de obra especializada.

Outras áreas como Pedagogia e as áreas de Tecnologia da Informação (TI) também são boas opções, devido à saída no mercado atual. Também há uma boa procura para os cursos de Ciências contábeis, Normal Superior, Serviço Social, Biologia, Matemática, História, Geografia, Física e Letras.

Os cursos EAD tecnólogos focam mais na parte prática do ensino e o bacharelado é algo mais amplo, focando a parte teórica e a prática. A opção por uma graduação em tecnólogo seria pelo tempo de curso, que costuma ser de 2 a 3 anos. Já o bacharelado tem uma duração maior, sendo de 4 a 5 anos. Ao fazer a escolha por uma das duas alternativas, o que terá relevância é optar pelo curso que te agrade mais, focar no seu aprendizado e tornar constante o seu aperfeiçoamento.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *