MAIS DE 40 ANIMAIS JÁ FORAM RETIRADOS DAS RUAS DE ITABUNA

Em apenas três semanas 41 animais de grande porte foram retirados das ruas de Itabuna desde que a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Settran) passou a coordenar o trabalho de apreensão de animais no perímetro urbano em 16 de outubro. Relatório apresentado ao secretário Roberto José da Silva foi elaborado Diretoria de Transportes no primeiro balanço das ações da denominada "Patrulha Animal".

Patrulha Animal da Settran recolhe animais soltos nas ruas de Itabuna - Foto Settran 2
Patrulha Animal da Settran recolhe animais soltos nas ruas de Itabuna

O diretor de Transportes, Pedro Aracatibe, disse que em parceria com a Guarda Civil Municipal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar, além de efetivo da própria Settran, se está conseguindo êxito nas operações. "Nas três primeiras semanas foram apreendidos 30 equinos e 11 bovinos. Os animais foram recolhidos a uma fazenda e lá permanecem até que os donos cumpram os requisitos legais para a liberação", disse.

Na cidade as localidades com maior número de apreensões foram as avenidas Princesa Isabel, Firmino Alves, Fernando Cordier, Aziz Maron, Mário Padre e Manoel Chaves, além de ruas do Centro e de bairros como Góes Calmon, São Caetano, Jaçanã, Jardim Primavera, Vila Anália, Pedro Jerônimo, Novo Horizonte, Urbis IV e Lomanto. Algumas apreensões aconteceram também no Loteamento Guedes de Pinho e no Conjunto Morumbi.

Aracatibe aponta há 13 dias animais foram apreendidos e os donos ainda não se manifestaram, tornando-os passíveis de serem leiloados como previsto na legislação municipal. Dentre as obrigações para recuperar a posse o proprietário precisa comparecer à Settran, no horário de expediente entre 8 e 14 horas, de segunda à sexta, portando carteira de identidade, CPF, comprovação de propriedade do animal, além dos documentos que asseguram as vacinas obrigatórias contra febre aftosa (bovinos) e/ou exames de controle da anemia infecciosa. Além disso, precisará pagar o valor de R$102,00 de multa e as diárias de permanência do animal sob a guarda do município (R$30,00).

Para o secretário de Transporte e Trânsito, Roberto José da Silva, com o patrulhamento das ruas a Settran procura evitar acidentes de trânsito e garantir a segurança de motoristas e motociclistas. "Assumimos a responsabilidade e estamos coordenando a melhor maneira de impedir que animais voltem às ruas. Temos recebido muitas manifestações de apoio das pessoas e desejamos que a população coopere denunciando. A segurança, a vida e a integridade das pessoas faz parte do nosso trabalho", concluiu.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *