ITABUNA VAI VACINAR 13 MIL CRIANÇAS CONTRA A PARALISIA INFANTIL

Com a meta de vacinar 13 mil crianças na faixa etária de seis meses a menores de 5 anos contra a paralisia infantil e outras doenças imunopreveníveis, a Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde inicia neste sábado a 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação. Até o dia 31 pais e responsáveis por menores podem levá-los a um posto de vacinação.

No município a meta é manter as coberturas vacinais maiores ou iguais a 95% contra a paralisia infantil (poliomielite) de forma homogênea. A Secretaria Municipal da Saúde disponibilizará 400 profissionais em todas as unidades de saúde, a partir das 8 e até às 17 horas.

Todas as vacinas que fazem parte do calendário nacional de vacinação da criança estarão disponíveis nos centros e postos de saúde. “Vamos vacinar indiscriminadamente crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade visando manter elevadas as coberturas vacinais e assim evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite”, disse a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde, Gracilene dos Santos Dias.

Segundo ela nestas campanhas se procura administrar vacinas de forma seletiva e possibilitar a atualização da situação vacinal das crianças. “Os resultados destas ações podem ser comprovados na redução das doenças imunopreveníveis no país”, atesta, lembrando que o Brasil está livre do poliovírus desde 1990.

De acordo com o Ministério da Saúde, até que aconteça a certificação mundial de erradicação desse agente infeccioso, todas as ações devem ser mantidas, sendo muito importante a continuidade do trabalho que visa evitar a reintrodução do vírus.

_________________

Prefeitura de Itabuna

Secretaria Municipal de Comunicação

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *