Itabuna terá internet pública, rápida e gratuita até o fim do ano

Até o final do ano Itabuna terá vários pontos de acesso gratuito à internet e a velocidade da internet disponível na prefeitura deve mais que dobrar. O projeto Cidade Digital, uma parceria entre o Município e o Governo Federal, vai oferecer à comunidade três pontos de acesso público à internet, além de melhorar, significativamente, a rede em uso pela Prefeitura, ajudando a agilizar os sistemas, com resultado positivo na prestação de serviços ao cidadão. O comando geral da rede será na Prefeitura e a Secretaria de Planejamento e Tecnologia (Seplantec) fará o controle do acesso do público ao serviço.

Segundo o coordenador de acompanhamento do Cidade Digital na Seplantec, Michael Helder Cardoso, atualmente, a Prefeitura possui um link de 34 Megabytes (Mb) e com o novo projeto chegará, num primeiro momento, a 100 Mb. Ele diz que a orientação do secretário Wenceslau Junior é priorizar o projeto, dando todo suporte para que saia do papel o mais rápido possível. O projeto executivo deve ficar pronto em dois meses e a previsão é de que150 dias depois o Cidade Digital comece a funcionar.

Wenceslau destacou que o Cidade Digital traz a Itabuna a excelência na área da tecnologia da informação e, a partir do anel de fibra ótica implantado, outros projetos na área digital serão agregados à cidade. A finalidade maior do projeto é a inclusão digital de toda a população, visto que gera conhecimento, acesso gratuito à internet e a melhoria nos serviços públicos com o aumento da conectividade e da velocidade da conexão.

 A equipe da empresa G4S Tecnology Brasil, responsável pela execução da obra do projeto Cidade Digital, esteve na cidade na quinta-feira, 28, avaliando a rota e extensão do anel de fibra ótica. O diretor da Cerco Network Juvêncio Pinheiro, o técnico Leison Brito e o eletrotécnico Márcio Costa fizeram juntamente com a equipe da Seplantec uma pré-definição dos locais onde ficarão os pontos públicos. Eles verificaram a viabilidade de uso de algumas áreas onde o acesso à internet será gratuito, a exemplo da Praça da Biblioteca Municipal, Hospital de Base e Estação Rodoviária.

Crédito: ASCOM

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *