ITABUNA SEDIA 5ª CONFERÊNCIA TERRITORIAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR

Itabuna sediou na quinta-feira, a etapa regional da 5º Conferência Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável promovida pelo Governo do Estado com o apoio da Prefeitura de Itabuna. . Os debates tiveram como tema central "Comida de Verdade no Campo e na Cidade", no salão de convenções do Itabuna Pálace Hotel, sendo encerrados no final da tarde.

Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Lanns Almeida Filho fala na etapa regional da Conferência de Segurança Alimentar - Foto Marcos Souza 2
Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Lanns Almeida Filho fala na etapa regional da Conferência de Segurança Alimentar

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Lanns Almeida Filho, disse que o município tem feito seu dever de casa fornecendo assistência técnica e extensão rural (ATER) pautada nas questões nutricionais. Até agora 352 famílias de agricultores familiares foram assistidas, com equipe multidisciplinar, inclusive com a nutricionista que atende individualmente nas casas, principalmente, as mães agricultoras.

Secreetário de Agricultura e Meio Ambiente Lanns Almeida Filho fala na etapa regional da Conferência de Segurança Alimentar - Foto Marcos Souza 1
Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Lanns Almeida Filho fala na etapa regional da Conferência de Segurança Alimentar

"Com a ATER estamos melhorando a qualidade dos alimentos produzidos no campo e nos quintais que são utilizados nas refeições dos programas nacionais de Alimentação (PNAE) e de Aquisição de Alimentos (PAA) e brevemente serão processados no Banco de Alimentos. Fechamos o ciclo da segurança e soberania alimentar", diz Lanns Almeida.

Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, a Conferência Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável garantiu a reflexão sobre temas inerentes ao quem é "comida de verdade". "As conquistas em nosso município já foram muitas sobre a produção e distribuição de comida de verdade. É um momento de celebrarmos e fazermos um balanço dos avanços e obstáculos que ainda temos pela frente", explicou Lanns Almeida.

Na solenidade de abertura, o vice- prefeito de Itabuna, Wenceslau Júnior, que representou o prefeito Claudevane Leite, recepcionou as delegações de cidades do sul da Bahia que participaram. Na oportunidade falou das ações no campo, como o saneamento básico na zona rural e a ações para que os pequenos produtores familiares produzam alimentos e forneçam toda a produção para que o município faça a distribuição a quem precisa.

A Conferência Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável tem entre os objetivos geral ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, garantindo a todos o direito humano à alimentação adequada e saudável, assegurando a participação social e a gestão inter-setorial no sistema, na política e no Plano de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável.

Outro grande objetivo da Conferência Regional foi garantir espaço para a discussão dos desafios e perspectivas da política de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SANS no âmbito municipal e de estímulo à participação ativa da sociedade civil organizada e dos respectivos representantes do governo.

________________

Prefeitura de Itabuna

Secretaria Municipal de Comunicação

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *