Itabuna vai ter pluviômetros para prevenir inundações

A Prefeitura de Itabuna, através da Coordenação da Defesa Civil assinou acordo de cooperação com o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI para integração do município à rede de coletora de dados meteorológicos, através de plataformas de coleta de dados (PCDs). Nesta semana técnicos visitaram endereços na cidade para avaliação de três locais para instalação de pluviômetros automáticos destinados à prevenção de inundações.

Foram definidos como locais para instalação dos equipamentos o Centro Administrativo Firmino Alves, no São Caetano, o Restaurante Popular, no Centro, e a Estação de Tratamento de Água da Emasa, em Nova Ferradas. Segundo os técnicos Helbert de Brito e Rodrigo Resende Ferreira, representantes do Cemaden, os equipamentos deverão ser entregues no prazo de 60 dias. 

A instalação dos pluviômetros automáticos tem como objetivo a ampliação da rede de monitoramento pluviométrico do País, auxiliando a antecipação de desastres naturais e facilitando ações necessárias à prevenção de problemas climáticos, já que os dados são compartilhados. Os equipamentos que coletam e medem a chuva em milímetros e enviam os dados automaticamente por ondas de celular para a central do Cemaden, em Cachoeira Paulista, São Paulo.

Foto: Portal Mariana

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *