Itabuna: Novo secretário assume saúde

Ao assumir o cargo de Secretário da Saúde de Itabuna, em concorrida solenidade, na tarde de hoje, o pneumologista Plínio Ferreira Adry disse que somente aceitou retornar à cidade pelo seu compromisso com a atenção básica de saúde. O médico declarou que nas conversas com o prefeito Claudevane Leite externou o desejo de ver as unidades básicas de Saúde funcionando plenamente, com médicos e profissionais cuidando da saúde da população.

– Tenho certeza de que com as unidades em atividade plena, o trabalho aparece e a população fica satisfeita – disse o novo secretário Plínio Adry, que substitui o seu colega Renan Araújo, a quem fez referências elogiosas por ter conseguido o retorno do comando único da saúde e equipamentos e mobiliário para as unidades de saúde e Hospital de Base pelo bom trânsito no Ministério da Saúde e na Secretaria de Saúde da Bahia – Sesab.

Plínio Adry recordou sua luta como secretário de Saúde, entre 1989 e 1992, para a municipalização dos serviços em Itabuna. “Tivemos muitos problemas no início, já que a cidade não tinha hospital público e a hierarquização do Sistema Único de Saúde exigia. Então, iniciamos o projeto do Hospital de Base, que atualmente está sendo recuperado pelo médico Paulo Bicalho com o apoio decisivo do prefeito Claudevane Leite”, disse, acrescentando que, com a atenção básica funcionando, os postos de Saúde voltarão a ser “portão de entrada do sistema”, a sua principal finalidade.

Mesmo reconhecendo avanços na gestão municipal da saúde, o prefeito Claudevane Leite, disse que as coisas não estão ainda como deseja. “Conseguimos recuperar algumas unidades básicas, a urgência e emergência do Hospital de Base, o Centro de Referência à Doença Falciforme – Cedorf, mas ainda é pouco. O desafio é fazer a atenção básica operar com todas as unidades com exames e consultas médicas para atendimento da população. Este será o desafio doutor Plínio, mas o senhor contará com o apoio do governo”, afirmou o prefeito.

Vane disse que o retorno da plena para a gestão da saúde é bom, mas não significa a solução de todas as questões referentes ao atendimento da população. “Tenho certeza de que Itabuna deseja sucesso na sua gestão da Saúde, já que você é um profissional experiente, com mais de 60 anos de idade e o vigor da juventude. Vamos ter cobranças, mas estou certo de que seu amor à profissão e o seu desejo de ver a população atendida perto de casa serão responsáveis pelo seu sucesso frente ao desafio”, destacou o prefeito de Itabuna, acrescentando que a contratação de mais de 300 profissionais através de seleção pública reforça a atenção básica.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *