ITABUNA MARCA O DIA D DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM APRESENTAÇÕES

Ansiosos e muito felizes os alunos da APAE Emerson de Almeida Martins, Jefferson Magalhães, Leandro Santos e Adilton Bispo dos Santos aguardavam com entusiasmo na manhã de hoje, a apresentação de inicialização musical, com o tema "Luiz Gonzaga", na Praça Olynto Leone, no dia D da Educação Inclusiva, promovida pela Prefeitura de Itabuna através do Departamento da Educação Inclusiva da Secretaria Municipal da Educação (SEC). Caracterizados com o chapéu do Rei do Baião, os alunos acompanharam ritmicamente as canções, tocando instrumentos musicais como chocalho e pandeiro.

Crianças e adolescentes do Núcleo Cuidar participaram do Dia D da Educação Inclusiva - Foto Pedro Augusto 8
Crianças e adolescentes do Núcleo Cuidar participaram do Dia D da Educação Inclusiva

"Vamos tocar a música Asa Branca. Eu e meus colegas estamos muito felizes em se apresentar na Praça. Agente ensaiou muito e é muita alegria", contou aluno Jefferson Magalhães. Além de mobilizar a sociedade e tornar público o trabalho desenvolvido na área de educação inclusive pela SEC, o evento apresenta múltiplas atividades voltadas para a inclusão, com o apoio de instituições parceiras como o Núcleo Cuidar e APAE. As apresentações estão previstas para acontecer até às 14 horas. Integram as atividades do Dia D da Educação Inclusiva promovida pela Prefeitura de Itabuna.

Crianças e adolescentes da APAE ficaram alegres com a participação no Dia D da Educação Inclusiva - Foto Pedro Augusto 3
Crianças e adolescentes da APAE ficaram alegres com a participação no Dia D da Educação Inclusiva

Este é o primeiro ano da iniciativa, que também o atendimento especializado de instituições públicas e serviços como Centro Psicopedagógico da Educação Inclusiva – CEPEI; Sala de Recurso Multifuncional (SEM); Classe Hospitalar; Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Auxiliar de Vida Escolar (AVE), monitores que auxiliam professores nas salas comuns, formação continuada nas áreas de deficiência visual, transtorno de déficit de atenção com Hiperatividade (TDAH), deficiência intelectual (DI) adaptação curricular, transtorno do espectro autista (TEA) e Psicomotricidade dentre outras.

Crianças e adolescentes do Núcleo Cuidar participaram do Dia D da Educação Inclusiva - Foto Pedro Augusto 2
Crianças e adolescentes do Núcleo Cuidar participaram do Dia D da Educação Inclusiva

Para a assessora técnica pedagógica da Educação Inclusiva da SEC, Sumara Santana Midlej de Café, durante parte do dia os integrantes das instituições convidadas participaram de exposição de artes, contação de histórias em Libras, apresentação da fanfarra dos colégios IMEAM e CAIC Jorge Amado, além da exposição fotográfica e de brinquedos educativos produzidos com material reciclável. O evento também teve a apresentação de capoeira e muitas outras atividades inclusivas.

Crianças e adolescentes do Núcleo Cuidar participaram do Dia D da Educação Inclusiva - Foto Pedro Augusto 3
Crianças e adolescentes do Núcleo Cuidar participaram do Dia D da Educação Inclusiva

Sumara destaca que a educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola. No evento também está se comemorando algumas datas como Dia do Intérprete de LIBRAS (1º/09); Dia Nacional de Lutas das pessoas com deficiência (21/09); Dia Nacional do Surdo (26/09) e Dia Internacional do Surdo e Dia Mundial do Tradutor (30/09).

Crianças e adolescentes do Núcleo Cuidar participaram do Dia D da Educação Inclusiva - Foto Pedro Augusto 5
Crianças e adolescentes do Núcleo Cuidar participaram do Dia D da Educação Inclusiva

Crianças e adolescentes do Núcleo Cuidar participaram do Dia D da Educação Inclusiva - Foto Pedro Augusto 6
Crianças e adolescentes do Núcleo Cuidar participaram do Dia D da Educação Inclusiva

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *