ITABUNA ABRAÇA A CAMPANHA NOVEMBRO AZUL COLORINDO RUAS E PRAÇAS

Vários pontos públicos de Itabuna já estão com a iluminação especial, em alusão à Campanha Novembro Azul, no mês dedicado à conscientização sobre o diabetes. A Prefeitura abraçou a campanha da Federação Internacional do Diabetes e da Organização Mundial de Saúde (ONU), colocando lâmpadas na cor em pontes, praças e avenidas. Mesmo gesto adotaram empresas e residências mudança a estética visual da cidade.

Medico Rafael Andrade e prefeito de Itabuna Claudevane Leite  na solenidade de assinautra do termo de parceria do Mutirao do Diabetico - Foto Pedro Augusto
Médico Rafael Andrade e prefeito de Itabuna, Claudevane Leite,  na solenidade de assinautra do termo de parceria do Mutirão do Diabético

A Prefeitura, através do Departamento de Iluminação Pública da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) já instalou cerca de 130 lâmpadas ao longo das avenidas Princesa Isabel, praças Olintho Leone e Octávio Mangabeira, Alameda da Juventude e pontes Lacerda (São Caetano), Miguel Calmon (Marabá), Góes Calmon (Conceição) e Calixto Midlej (Vila Zara).

A campanha mundial reúne milhões de pessoas em mais de 160 países com o intuito de aumentar a conscientização e lutar pela melhora da atenção e prevenção ao diabetes. Durante todo o mês diversas instituições públicas e privadas trabalham arduamente na conscientização das pessoas. Em anos anteriores, Itabuna foi uma das cidades mais iluminadas em azul do país e em 2015 a meta é ampliar essa adesão à campanha.

"Vamos mostrar que a comunidade está engajada nessa campanha importante e ser a cidade mais iluminada do Brasil, mostrando que todos estão juntos nessa campanha de prevenção do diabetes", afirma o médico oftalmologista Rafael Andrade, coordenador e idealizador do Mutirão.

Além da iluminação, a campanha abrange diversas atividades durante todo o mês de novembro, como por exemplo, a Blitz Azul, que vai visitar e premiar residências que estiverem iluminadas com a cor da campanha. "Todas as imagens da cidade iluminada serão exibidas no site do Mutirão do Diabético (www.mutiraododiabetico.com.br) e no site da Federação Internacional do Diabetes, juntamente com fotos de todo o mundo, colocando Itabuna como exemplo no combate e prevenção do diabetes", informa.

Ainda faz parte da programação a Pedalada Azul que, além de mobilizar a comunidade, incentiva a prática de atividades físicas,. Neste ano acontece no próximo dia 14 em Itabuna e Ilhéus, percorrendo as principais ruas e avenidas das duas maiores cidades do Sul da Bahia.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *