III Feira das Profissões da Uesc começa nesta quinta-feira

feiraprofissoes32

A III Feira das Profissões da Universidade Estadual de Santa Cruz será aberta nesta quinta-feira(17), às 8h30, em solenidade que contará com as presenças da reitora Adélia Pinheiro, do vice-reitor Evandro Freire, pró-reitores, diretores de Departamentos e de Colegiados de Cursos, no auditório do Centro de Arte e Cultura Governador Paulo Souto. A Feira é uma das ações da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), com o apoio do Instituto Anísio Teixeira (IAT). Está sendo esperado um público de mais de quatro mil estudantes do ensino médio de escolas da área geoeducacional da Uesc.

Cursos, atividades acadêmicas e as particularidades das profissões estarão expostas em estandes montados na quadra poliesportiva no campus Professor Soane Nazaré de Andrade, situado na rodovia Jorge Amado, KM 16, no bairro Salobrinho, em Ilhéus. Na Feira das Profissões, os futuros ingressantes vão conhecer diversas carreiras, conversar com professores e alunos de 33 cursos de Graduação – 22 de bacharelado e 11 de licenciatura – da Uesc, e tirar dúvidas para fazer a opção certa. A Feira tem o objetivo de ajudar aos estudantes do ensino médio a melhor conhecer os cursos ofertados pela Universidade.

 

Durante a III Feira das Profissões, os visitantes terão uma visão ampla da Uesc que, nos últimos anos, tem implementado ações visando a permanência dos estudantes, principalmente daqueles que apresentam vulnerabilidade socioeconômica, até concluírem os seus cursos. Para essa finalidade, a Universidade atualmente distribui, entre alunos matriculados, 2.610 bolsas, destinadas à manutenção e permanência do estudante nas suas atividades acadêmicas. A maioria dessas bolsas está voltada para apoio social. São 80 bolsas moradia, 157 bolsas trabalho e 1.029 bolsas permanência.
Além do apoio social, 471 alunos são beneficiados com bolsa pesquisa voltada para docentes, sob a orientação de pesquisadores qualificados, que proporcionam a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, tal como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e outros 369 do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). A bolsa extensão atende a 120 estudantes em programas, projetos e cursos para disseminar nas comunidades o conhecimento desenvolvido e sistematizado na área acadêmica. Já a bolsa monitoria, que alcança 101 alunos, visa o aperfeiçoamento profissional do aluno.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *