Hospital de Base orienta servidores sobre segurança do trabalho

hospital de base.jpg

Começou nesta segunda-feira (25) no Hospital de Base, a I Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), cujo tema central é “Segurança e Sustentabilidade”. O evento, que se encerra na quarta-feira, dia 27, reúne os servidores efetivos e contratados da Fundação de Assistência à Saúde de Itabuna (FASI) e visa promover a qualidade de vida do trabalhador, dentro e fora do ambiente de trabalho.

Como parte da programação foi ministrado na manhã de hoje, no auditório do hospital, um curso sobre “Investigação e Análise dos Acidentes de Trabalho e Doenças de Trabalho” pelo fisioterapeuta Melquíades Lessa. A palestra promoveu o incentivo à prevenção, conscientização e investigação de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, além de proporcionar orientações e cuidados básicos para o dia-a-dia da profissão.

O I SIPAT foi organizado pela Unidade Ocupacional do Hospital de Base em parceria com o Serviço Especializado de Medicina do Trabalho (SESMT) e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). O gestor da Unidade de Saúde Ocupacional, engenheiro de segurança do Trabalho Jorge Cunha, explicou na palestra de abertura que o hospital nunca havia debatido o assunto com os funcionários. “Essa é a primeira vez que os servidores vão poder esclarecer dúvidas, aprender a usar os equipamentos de segurança, a manter os cuidados básicos durante o serviço e também uma boa relação com o SESMT” esclareceu.

Durante o evento, a presidente da CIPA, Consuelo Sousa, destacou o empenhou da diretoria do Hospital de Base em possibilitar o evento para os servidores. “É uma discussão essencial para o ambiente de trabalho. Hoje todos entendem a necessidade da iniciativa da diretoria do Base e aprendem que os servidores vão poder reduzir até mesmo problemas mínimos do cotidiano a partir dessas orientações” comentou.

A enfermeira do trabalho Lorena Santos Almeida é servidora do Hospital e participante do I SIPAT. Ela considera o evento de suma importância para todos os trabalhadores. “Todos vamos saber como usar os equipamentos de segurança e interagir com a CIPA e o SESMT” afirmou Lorena.

A programação consta ainda de cursos sobre Motivação, Afetividade, Relacionamento Interpessoal, Legislação Trabalhista, Treinamento da brigada de incêndio, Sustentabilidade, Ergonomia, Ginástica Laboral, Alimentação Saudável, Insalubridade e Periculosidade. Antes do evento, o SESMT realizou um levantamento de dados e registrou as doenças que mais acometem os servidores para orientá-los à prevenção de forma mais eficiente.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *