Hora do check-up!

Quando o assunto é saúde, prevenir é definitivamente remediar. Por isso, toda mulher, a partir da primeira menstruação, deve se acostumar a ir ao ginecologista para exames de rotina.

A partir dos 18 anos de idade e com a vida sexualmente ativa, a mulher deve realizar um check-up que conte com exames de análise pélvica, teste de papanicolau, auto-exame da mama e mamografia, avaliação pré-natal, densitometria óssea, testes para DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), além do exame de diabetes. Confira:

Exame pélvico e teste de Papa Nicolau

Mulheres a partir dos 18 anos ou antes, se já mantiram relações sexuais (anualmente), mulheres que são ou foram sexualmente ativas, inclusive as idosas (anualmente) e mulheres que estão entrando na menopausa, que se tratam ou se trataram de câncer cervical (quatro vezes ao ano).

Auto-exame da mama e mamografia

Usualmente, como medida preventiva, é recomendado a partir dos 35 anos. A partir dos 40 anos, a mulher deve fazê-lo a cada dois anos e, depois dos 50, anualmente.

Exames Pré-Natais

O que são: Exame pélvico e teste de Papanicolaou, exame de sangue para determinar tipo sanguíneo e avaliar as taxas de colesterol, triglicérides e glicemia, bem como para detectar anemia e rubéola, além de testes para pesquisar doenças sexualmente transmissíveis como hepatite B e HIV, anti HVC, herpes simples, citomegalovírus e toxoplasmose.

Quando procurá-los: Mulheres que pretendem engravidar, ou em início de gravidez, devem submeter-se a uma série de exames, que dependerão de sua idade e de suas condições de saúde. Mães com pressão alta e diabetes necessitam de vários ultra-sons para acompanhamento seguro da gestação. Gestantes com mais de 35 anos devem fazer o teste de risco fetal para detectar possibilidade de mongolismo e anormalidades do bebê.

Teste de Pressão Arterial

A preocupação com a pressão arterial deve começar aos 28 anos de idade. Ela deve ser verificada pelo médico no início de cada consulta. Mulheres acima do peso ideal e com história familiar de pressão alta não se devem descuidar.

Teste de Colesterol e Triglicérides

Quando procurá-los: A partir dos 20 anos a mulher deve fazer o primeiro teste de colesterol e triglicérides, e repeti-lo a cada 5 anos. Entre 40 – 60 anos, procure fazê-los com mais freqüência e redobre os cuidados com seu coração, pois os níveis de colesterol e triglicérides aumentam abruptamente nessa faixa etária.

Densitometria Óssea

Quando procurá-lo: deve ser realizado a partir do momento que você entra na menopausa (entre os 40 e 50 anos), como prevenção e repetido com freqüência a partir dos 50 anos.

Exame de Diabetes

Quando procurá-lo: Dos 30 anos em diante, esses exames devem ser feitos a cada três anos.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *