GOVERNO ABRE INSCRIÇÕES PARA 43 CURSOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NESTA QUARTA

curso-tecnico-ensino-medio-vivamais-419.jpg

Com a oferta de 10.610 vagas, começam nesta quarta-feira (8) as inscrições para 43 cursos técnicos de nível médio, na forma de articulação subsequente, na Rede Estadual de Educação Profissional. Os interessados têm até o dia 22 deste mês para se inscreverem. As vagas são para os Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional, e respectivos anexos, na capital e interior do estado, para o primeiro e segundo semestres de 2014.

Podem se inscrever estudantes que tenham concluído o ensino médio, de forma gratuita, nas redes públicas de educação, no âmbito federal, estadual ou municipal ou, comprovadamente, cursado o ensino médio em instituição filantrópica ou privada – na condição de bolsista integral – e querem voltar à escola para fazer um curso técnico. As inscrições serão feitas exclusivamente no Portal da Educação.

Há vagas para 11 eixos tecnológicos que contemplam cursos técnicos de nível médio. Para fazer a inscrição, ao acessar a página no portal, o candidato deve informar o número do CPF e fazer apenas uma opção de curso, indicando qual o Centro Territorial ou Centro Estadual de Educação Profissional quer estudar. Também deve indicar o turno de preferência e optar entre o primeiro e o segundo semestres de 2014.

As vagas serão distribuídas por sorteio eletrônico, a ser realizado no dia 4 de fevereiro, às 15h, no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT). O sorteio, aberto para acompanhamento de estudantes, professores, pais e mães, será transmitido por videoconferência e acompanhado por órgãos controladores do Estado, como o Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas, Auditoria Geral do Estado e Conselho Estadual de Educação.

Documentos

Os contemplados no sorteio eletrônico farão a matrícula entre os dias 25 de fevereiro e 7 de março de 2014. Nesse período, eles deverão se dirigir aos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional nos turnos para os quais se inscreveram.

No ato da matrícula, é necessário apresentar cópias e originais do CPF, carteira de identidade (RG), comprovante de residência e histórico escolar. Só serão aceitos atestados de conclusão de cursos para os alunos concluintes do ensino médio no ano letivo de 2013.

O início das aulas para os contemplados no primeiro semestre está programado para 10 de março de 2013, conforme o calendário letivo da Secretaria da Educação.

Teste de habilidade

Todos os candidatos inscritos serão sorteados e classificados. Mas só serão convocados para matrícula os classificados conforme o número de vagas oferecidas para cada centro. Os contemplados no sorteio eletrônico para os cursos no eixo tecnológico Produção Cultural e Design, no Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design, em Salvador, farão teste de habilidade específica.

De caráter eliminatório, o teste será aplicado no próprio centro durante o período de matrícula. Os estudantes já deverão se dirigir ao centro portando os documentos necessários, pois, se aprovados no teste de habilidade específica, efetivarão a matricula imediatamente.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *