Estudantes das escolas do campo recebem livros didáticos em Itabuna

estudandes campo itabuna.jpg

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Itabuna está distribuindo às escolas do campo a primeira complementação de livros do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD Campo, desenvolvido pelo Ministério da Educação. Os livros, que serão utilizados em 2014 pelos alunos matriculados nos anos iniciais do Ensino Fundamental em 32 escolas das áreas rurais, fazem parte da coleção Girassol Saberes e Fazeres do Campo e irão beneficiar, aproximadamente, mil alunos.

De acordo com a Assessoria da Educação para o Campo, da Secretaria da Educação (SEC), esta é a primeira vez que o município é contemplado com um programa de livros didáticos específicos para os alunos do setor rural. A complementação encaminhada pelo Fundo Nacional do Ensino Médio (FNDE) é composta de quatro módulos que vão do 1º ao 4º ano, com conteúdos das disciplinas Língua Portuguesa, Geografia e História, Letramento e Alfabetização, Ciências e Alfabetização em Matemática.

O assessor de Educação para o Campo, José Carlos Sena, ressalta que os livros são consumíveis, devendo ser entregues aos beneficiários, que passam a ter sua guarda definitiva, sem necessidade de devolução ao final do período letivo. Ele observa que a adoção de livros com conteúdos específicos para as escolas do campo é uma conquista muito significativa, porque permitirá ao docente aproximar a linguagem da realidade vivenciada pelos alunos nas fazendas ou sítios em que residem.

Para o ano letivo de 2015 já está prevista uma 2ª complementação, quando o FNDE deverá encaminhar novos livros ao município. A coleção Girassol Saberes e Fazeres do Campo reúne os autores Isabella Carpanedo, Angiolina Bragança, Tânia Mares, Suely Almeida, José Roberto Bonjorno, Regina Azevedo, Tânia Gusmão, Demétrio Gowdak e Eduardo Martins.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *