ESCOLA MUNICIPAL FLÁVIO SIMÕES VAI GANHAR ACERVO DA BIBLIOTECA ECOLÓGICA

Como resultado das ações do Projeto Cultural "Ecoteca – A Biblioteca Ecológica", a Escola Flávio Simões da Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna, no bairro Califórnia, será contemplada nesta sexta-feira, 13, às 13 horas, com uma unidade da Biblioteca Ecológica, que disponibilizará aos estudantes um acervo de 300 livros, 100 filmes, 60 cadeiras, equipamentos de audiovisual e tela de projeção. O projeto, uma iniciativa do Grupo Neoenergia, através do Faz Cultura e da Rede Educare, foi desenvolvido na Praça Rio Cachoeira, na semana passada, em parceria entre a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria da Educação (SEC) e a Coelba.

Estudantes da rede municipal de ensino participaram da sações da Biblioteca Ecológica - Foto Wilson Oliveira 1
Estudantes da rede municipal de ensino participaram da sações da Biblioteca Ecológica

As atividades do "Ecoteca" aconteceram nos dias 5, 6 e 7, na Praça Rio Cachoeira, com a participação de 1.440 crianças de 24 escolas da Rede Municipal de Ensino. No local, foi instalada uma unidade móvel da Biblioteca Ecológica, construída com material reciclável, onde os estudantes tiveram acesso ao acervo, bem como às manifestações artísticas, apresentação de teatro de fantoches, encenações infantis, saraus musicais e literários e atividades lúdicas do projeto que, além de objetivar a formação da consciência ecológica, visa estimular o prazer e o acesso à leitura.

O programa também trabalha temas de grande importância para a Coelba, como o uso seguro e eficiente da energia elétrica. O projeto também trouxe à cidade a Carreta Literária, que disponibilizou livros de literatura nacional e internacional, publicados pelas mais conceituadas editoras do país.

Participando atentamente das atividades, o estudante Uverson Nascimento, 11 anos, da Escola Municipal Roça do Povo, fez questão de dizer o quanto aprendeu pelas oportunidades criadas de acesso a livros e filmes através do projeto. "Foi muito bom saber que temos que utilizar os recursos naturais de forma consciente e racional, porque corremos o risco de não mais tê-los no futuro por conta do desperdício", argumentou.

Para a diretora da Escola Roça do Povo, Iolanda Oliveira, a proposta da "Ecoteca – A Biblioteca Ecológica" foi muito interessante porque contribuiu para as ações que são desenvolvidas no cotidiano da escola, a exemplo da formação para a consciência ecológica e do público leitor. Além de Itabuna, já foram contemplados com o Projeto "Ecoteca" os municípios baianos de Simões Filho, Vitória da Conquista e Juazeiro. Ainda neste ano também acontecerá em Barreiras, na região oeste do estado.

Ascom

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *