Equipes de Itabuna são favoritas nos Jogos Abertos do Interior

equipes de itabuna.jpg

As equipes pentacampeãs de handebol masculino e feminino de Itabuna entram em quadra no sábado como as favoritas das finais dos Jogos Abertos do Interior (JAI). O evento começa nesta sexta-feira, às 19 horas, com cerimônia na Vila Olímpica com desfile das delegações, canto do Hino Nacional, juramento do atleta, palavra do prefeito Claudevane Leite e outras autoridades, acendimento da tocha olímpica e partidas de basquete e handebol.

Itabuna entra com o favoritismo também no voleibol, cuja equipe masculina é pentacampeã e a feminina é tetracampeã da competição, que terá ainda disputas no futsal e basquete. Os jogos, que vão reunir 19 municípios e cerca de 1.500 atletas, serão realizados até a meia noite de domingo na Vila Olímpica e nos ginásios de esportes da AABB e dos colégios Imeam e Ciso. As equipes da casa farão todos os seus jogos na Vila Olímpica.

Além de Itabuna, vão participar dos Jogos Abertos de Interior as equipes de municípios como Eunápolis, Juazeiro, Feira de Santana, Lençóis, Luiz Eduardo Magalhães, Porto Seguro, Guaratinga, Capim Grosso, Itaberaba, Barreiras e Vitória da Conquista. Neste ano, os Jogos Abertos foram divididos em quatro zonais e a grande final será em Itabuna.

O secretário de Esportes e Recreação, Evans Maxwel Silva, ressalta que os Jogos Abertos é uma das competições amadoras mais importantes do interior do Brasil. “São em eventos desse tipo que surgem novos atletas para o cenário esportivo. Muitos atletas aqui mesmo de Itabuna surgiram durante esse evento”, conta Maxwel.

Na solenidade de instalação da Clínica do Esporte Adaptado, na noite de quarta-feira, no auditório da Guarda Civil Municipal, na Vila Olímpica, o professor Paulo Cesar Vieira Lima, representante da Sudesb e coordenador local dos Jogos Abertos do Interior, afirmou que a interiorização dos Jogos, com as zonais e a final em Itabuna, visa melhorar o nível de competição dos atletas baianos nas diversas modalidades esportivas. Segundo ele, somente com a descoberta de talentos se poderá melhorar o ranking da Bahia em nível nacional. “Atualmente estamos nas últimas colocações”, resumiu.

Após a cerimônia, acontece às 20 horas, também na Vila Olímpica, o concurso Garota JAI 2013, para escolha da mais bela atleta da competição. Entre as que disputam o posto está Gabrielle Perereira Marques Oliveira, que foi eleita no zonal de Itaberaba. Os Jogos Abertos do Interior é promovido pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb com o apoio da Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Esportes e Recreação.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *