Eleito novo Conselho de Saúde de Itabuna

Foram eleitas no sábado, 28, as entidades da sociedade civil organizada que terão representação no Conselho Municipal de Saúde de Itabuna (CMSI) com mandato para o triênio 2013-2016. A eleição aconteceu no Colégio Lúcia Oliveira, entre as 9 e 17 horas. Cada entidade indicará dois representantes que serão titular e suplente no Conselho. A posse está agendada para o dia 8 de outubro, quando o novo presidente e diretoria serão eleitos entre os indicados.

Para representar o governo foram eleitas as Secretarias da Saúde e da Assistência Social e 7ª Diretoria Regional de Saúde – 7ª Dires. Na representação dos prestadores de serviço de saúde foram eleitos do serviço público a Fundação de Atenção a Saúde de Itabuna – FASI e do serviço filantrópico a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna – SCMI e Fundação Fernando Gomes. Na representação da comunidade cientifica a Fundação Centro de Estudo Professor Edgard Santos.

Foram escolhidas ainda as entidades representantes de trabalhadores na área de saúde: as congregadas em sindicato como os Trabalhadores Em Saúde de Itabuna e Região – Sintesir, Sindicatos dos Agentes Comunitários de Saúde do Sul e Extremo Sul da Bahia – Sindiacsi, Sindicato dos Funcionários e Servidores Municipais de Itabuna – Sindiserv. Dos conselhos de classe e demais associações de profissionais da saúde: Associação Brasileira de Odontologia, Regional Itabuna – ABO, Associação dos Farmacêutios da Região Sul da Bahia – AFRS, Associação Bahiana de Enfermagem, Regional Itabuna – Abenf.

Para representar os usuários as entidades escolhidas de patologias: Rede Municipal de Pessoas Vivendo com HIV/Aids, Núcleo Itabuna, Associação de Pais e Portadores de Síndromes Deficitárias Neurológicas – Aposden. As entidades congregadas em sindicatos de trabalhadores urbanos: Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região, Sindicato dos Empregados no Comércio de Itabuna. As entidades de trabalhadores rurais: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itabuna e de Pessoas com Deficiência a Fundação dos Deficientes do Sul da Bahia – Fundesb, Instituto Paradesportivos “Superação” do Sul da Bahia – Inpasb.

Entre as entidades e associações patronais urbanas e rurais foram eleitas a Associação Comercial de Itabuna – ACI, Sindicato do Comércio Varejista do Município de Itabuna – Sindicom. Entre as entidades religiosas a Pastoral da Criança da Diocese de Itabuna, Templo Espírita Guarani; entidades de mulheres organizadas na área de saúde: União Baiana de Mulheres – UBM; entidades representativas de aposentados e pensionistas a Associação dos Aposentados Pensionistas e Idosos de Itabuna; representação de Movimento e Organização de Moradores: União das Associações de Bairros de Itabuna.

Ainda de movimentos sociais e populares (negros e LGBT) o Grupo Humanus e de entidades em defesa do consumidor a Associação de Defesa do Consumidor – Adecon e o Grupo de Resistência a Agressões ao Meio Ambiente – Grama.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *