Diabetes infantil e nutrição

diabetes infantilDiabetes ou Diabete é uma condição onde existe uma falta ou resistência a ação da insulina, levando ao aumento de glicemia (açúcar) no sangue. A insulina é um hormônio fabricado pelo pâncreas – um órgão que fica no interior da barriga e que é o responsável por promover o aproveitamento do açúcar do organismo. Este açúcar vem dos hidratos de carbono que comemos e é essencial para a vida. Quando existe pouca insulina ou resistência do organismo a sua ação, temos como resultado o aumento das taxas de glicemia (açúcar no sangue).

Sintomas
Diabete do tipo 1 é mais comum em crianças e adolescentes e seu início é mais súbito. Os sintomas de sede, aumento de fome e emagrecimento, aumento do número de vezes em que se urina, são na maioria das vezes acompanhados por grande mal estar, sonolência, fraqueza, tonturas, câimbras e formigamentos. Deve-se procurar o médico rapidamente ao se suspeitar desta doença, se for num final de semana, não espere a segunda-feira, não atrase, não demore.O tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível e é sempre com insulina. Insulina é sempre o único tratamento disponível para estas pessoas.

Dieta
A dieta adequada é baseada na redução de gorduras saturadas, espaçamento das refeições e restrição moderada de calorias. A dieta infantil deve se manter o mais próximo possível de uma dieta normal, não sendo necessário abolir completamente a ingestão de carboidratos simples.

Alimentação saudável
No passado, as pessoas com diabetes seguiam dietas rigorosas nas quais tudo que elas ingeriam deviam ser pesado e os alimentos contendo açúcar eram evitados. Atualmente sabemos que é muito mais importante comer alimentos variados e saudáveis e cuidar para não ter excesso de peso. Sendo assim, a criança crescerá sabendo dosar seus próprios excessos não tornando-se um adulto frustrado.

Coma bem
As crianças com diabetes necessitam ingerir mais alimentos ricos em amidos, frutas e legumes, um pouco menos de açúcar e reduzir a ingestão de gorduras. Reduzindo as gorduras, que são ricas em calorias, além de melhorar a diabete irá reduzir também um risco futuro com doenças cardiovasculares.

Lincx

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *