Dia dos Pais: Com os juros em alta, consumidor deve ter cautela e economizar nas compras, orienta Serasa

O atual cenário econômico diminui o poder de compra; moderação ajuda a não comprometer ainda mais a renda mensal

No próximo domingo, 11, será comemorado o Dia dos Pais e quem ainda não comprou o presente pode aproveitar para planejar melhor os gastos. Segundo os economistas da Serasa Experian, o consumidor deve economizar nas compra já que o atual cenário econômico, com inflação e juros elevados, diminui o poder de compra. Pesquisar e pechinchar preços neste momento ajudam a não comprometer ainda mais a renda mensal do cidadão, diminuindo assim o risco de descontrole e inadimplência.

Antes de ir às compras, é preciso saber o quanto pode gastar. Para isso, é importante que o consumidor faça um levantamento das dívidas que já possui e considerar os gastos do futuro próximo com outras datas comemorativas, por exemplo. Com planejamento, o consumidor saberá comprar um presente que caiba em seu orçamento.

A recomendação para quem já está inadimplente é buscar a renegociação com seus credores antes de fazer novas compras, ressaltam os economistas. Segundo eles, esse é um bom momento para o consumidor colocar sua vida financeira em ordem, pois as empresas estão mais receptivas aos acordos para a regularização de débitos. A renegociação deve ser feita diretamente com o credor, sem precisar contratar intermediários.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *